Petitioning Jean-Claude Juncker and 8 others

Solidariedade com a Catalunha – pelo direito à autodeterminação pacífica!

0 have signed. Let’s get to 50,000.

A Catalunha é a maior nação europeia sem Estado próprio. Os catalães olham com justificado orgulho para a sua história milenar. As suas grandiosas literatura e cultura são partes constituintes essenciais da Europa. A língua catalã é a língua de milhões de europeus. Em 1934, o governo da Catalunha declarou a independência do seu país perante a Espanha. Em 1936, o general Franco deu (com ajuda alemã) um golpe de Estado e começou a guerra civil espanhola, o que levou a uma nova fase de opressão da nação catalã e de sua língua durante décadas.

Não pode acontecer de novo, no século XXI, que o exército espanhol seja utilizado para reprimir os anseios pacíficos pela independência da população catalã. Os europeus de todos os Estados e nações deveriam empenhar-se a fundo no sentido de possibilitar desta vez uma solução pacífica no conflito entre o Estado central espanhol e a Catalunha.

O direito à autodeterminação livre, pacífica e democrática de uma nação está acima das limitações formais e legais de um Estado que quer impor a sua ordem jurídica a cidadãs e cidadãos que se sentem tratados nele e por ele como se fossem de segunda classe.

A Catalunha pertence sem qualquer margem de dúvida à Europa. A União Europeia e todos os Estados europeus deveriam expressar com toda a clareza que o uso da violência militar é inaceitável no actual conflito e que, caso surja um novo Estado catalão, deverá ser aceite como bem-vindo no seio da União Europeia, tal como já é o caso, até agora, com a região da Catalunha e sua metrópole, Barcelona, assim como continuará a ser o caso com Espanha.

This petition will be delivered to:
  • Jean-Claude Juncker
  • António Guterres
  • Kanzlerin der Bundesrepublik Deutschland, Spitzenkandidatin für die Bundestagswahl 2017
    Angela Merkel (CDU)

This petition starter stood up and took action. Will you do the same?

Today: Prof. Dr. Axel is counting on you

Prof. Dr. Axel Schönberger needs your help with “Jean-Claude Juncker: Solidariedade com a Catalunha – pelo direito à autodeterminação pacífica!”. Join Prof. Dr. Axel and 42,927 supporters today.