Petition update

2ª Decisão do Grupo de Trabalho sobre Detenção Arbitrária da ONU relativa aos presos políticos

Prof. Dr. Axel Schönberger

Jul 4, 2019 —

Em 18 de Junho de 2019, o Grupo de Trabalho sobre Detenção Arbitrária das Nações Unidas publicou outra decisão relativa aos presos políticos Joaquim Forn, Josep Rull, Raül Romeva e Dolors Bassa, que, na opinião do Grupo de Trabalho criado pelo Conselho dos Direitos do Homem das Nações Unidas, se encontram detidos ilegalmente em Espanha e estão a ser processados por razões políticas sem qualquer base penal.

O texto da «Opinión núm. 12/2019, relativa a Joaquin Forn I Chiariello, Josep Rull I Andreu, Raul Romeva I Rueda y Dolores Basa I Coll (España)», já adoptado em 26 de Abril de 2019, está disponível numa «Versión avanzada sin editar» de 18 de Junho de 2019. Será brevemente publicado nas páginas alemã e espanhola desta petição em alemão e espanhol.

A decisão, que é devastadora para a justiça espanhola, conclui que a detenção dos catalães Joquim Forn, Josep Rull, Raül Romeva e Dolors Bassa é arbitrária e contrária aos artigos 2º, 9º-11º, 18º-21º da Declaração Universal dos Direitos do Homem e aos artigos 2º, 14º, 19º, 21º, 22º, 25º e 26º do Pacto Internacional sobre os Direitos Civis e Políticos (nº 156).

O Grupo de Trabalho sobre a Detenção Arbitrária das Nações Unidas convida o Estado espanhol a tomar as medidas necessárias para remediar a situação destes quatro presos políticos sem demora e em conformidade com o direito internacional (N.º 157).

O Grupo de Trabalho sobre Detenção Arbitrária das Nações Unidas considera que, tendo em conta todas as circunstâncias do caso, é adequada a libertação imediata dos quatro presos políticos e, em conformidade com o direito internacional, a sua indemnização adequada pela detenção injusta (n.º 158).

O Grupo da Detenção Arbitrária das Nações Unidas insta o Governo espanhol a proceder a um inquérito aprofundado e independente sobre as circunstâncias que rodeiam a privação arbitrária da liberdade dos quatro presos políticos e a tomar as medidas adequadas contra os responsáveis pela violação dos seus direitos (n.º 159).

Isto está em plena sintonia com a primeira decisão relativa aos três presos políticos Jordi Sànchez, Jordi Cuixart e Dr. Oriol Junqueras, que o Estado espanhol não só não implementa, como não reconhece explicitamente, embora a Espanha seja membro das Nações Unidas e signatária do Pacto Internacional sobre Direitos Civis e Políticos. A Espanha está igualmente vinculada pela sua própria ordem jurídica, nomeadamente pela Constituição espanhola de 1978, ao direito obrigatório (ius cogens) das Nações Unidas.

O Grupo de Trabalho sobre Detenção Arbitrária das Nações Unidas, criado pelo Conselho dos Direitos do Homem, publica agora pela segunda vez — e em casos que até agora dizem respeito a sete presos políticos em Espanha — uma declaração desse tipo, que é devastadora para o Estado espanhol, e denuncia assim a acusação de injustiça de dirigentes políticos catalães e de representantes da sociedade civil catalã. No entanto, o Estado espanhol não corrige a situação, mas prossegue esta injustiça. É por isso que a justiça espanhola pode e deve ser descrita como «justiça injusta» e o Estado espanhol como «Estado injusto» enquanto persistir esta situação! O ostracismo internacional e o isolamento de um tal Estado é apenas uma questão de tempo. Há muitas pessoas em Espanha que não merecem ser responsabilizadas colectivamente pelo comportamento ilegal de políticos, procuradores, juízes e polícias espanhóis. Mas eles não serão poupados. A Espanha tornou-se um país de vergonha, prendendo pessoas inocentes como prisioneiros políticos, violando a sua própria ordem jurídica e o direito internacional obrigatório e espezinhando os Direitos Humanos.

E a Europa está silenciosa e não faz nada!

Texto da 2ª Decisão do Grupo de Trabalho sobre Detenção Arbitrária das Nações Unidas relativa aos presos políticos em Espanha (em castelhano):

Parte I e Parte II.

Keep fighting for people power!

I'll power Change with $5 monthlyPayment method

Discussion

Please enter a comment.

We were unable to post your comment. Please try again.