Topic

bicicletas

29 petitions

Update posted 1 week ago

Petition to SETRAN , Prefeitura de Curitiba

Pela implantação de infraestrutura para circulação de bicicletas no Santa Quitéria

O prefeito Rafael Greca anunciou a criação de binário nas ruas João Alencar Guimarães e Major França Gomes, no Santa Quitéria. A justificativa é desafogar e deixar mais seguro o trânsito para quem circula, de carro, entre o Batel, Água Verde, Santa Quitéria e Campo Comprido. Ocorre que a criação de binários em Curitiba NÃO melhorou a segurança para os pedestres e para os ciclistas. Pelo contrário: moradores da região do binário da Mateus Leme/Nilo Peçanha relatam mais insegurança, provocada pelo aumento da velocidade média dos carros, conforme registrado em reportagem da Gazeta do Povo, publicada em janeiro deste ano. AlternativaUma forma de reduzir a insegurança para pedestres e ciclistas é a criação de uma ciclofaixa neste binário. A ciclofaixa não compromete a fluidez dos carros, enquanto dá mais segurança para ciclistas e pedestres. Há um fluxo considerável de pedestres nessa região, incluindo crianças que vão a pé de suas casas até as escolas públicas que existem no bairro. Prever uma ciclovia neste binário é uma forma de preservar a tranquilidade e a segurança do trânsito nessa região, que sempre foi característica do Santa Quitéria Justificativa A construção de um binário é medida que privilegia o fluxo de veículos automotores individuais, uma vez que raramente possuem infraestruturas que privilegiam os transportes coletivos e não motorizados. É condição que prejudica a circulação lenta de pedestres, assim como desfavorece o comércio de rua. O elevado tráfego de veículos em alta velocidade na via se torna incompatível com o seu uso para lazer, descanso ou socialização, rompe com a atmosfera tranquila que os bairros residenciais possuem. Conforme hierarquia viária estabelecida pela Política Nacional de Mobilidade Urbana, pedestres são os atores principais do trânsito, seguido dos modais não motorizados (ciclistas, skatistas), transporte coletivo, transporte de carga e por último o veículo automotor individual. Assim, para garantir a segurança dos moradores da região e respeitar os preceitos estabelecidos na legislação federal, solicita-se a implantação de infraestrutura que privilegie a circulação de bicicletas e do transporte coletivo no novo Binário João Alencar Guimarães / Major França Gomes.

Michel Prado
605 supporters
Update posted 3 weeks ago

Petition to Jonas Donizetti, Pedro Leone Luporini dos Santos, Rogério Menezes, Carlos José Barreiro, Carlos Augusto Santoro, Henrique Magalhães Teixeira, RAC Correio Popular, Jornal Já, ANPTrilhos , Gustavo Petta, Luiz Rossini, Mariana Conti, Perminio Monteiro

Chega de ônibus em Campinas !! O que a cidade precisa é de VLT e Monotrilhos.

Não podemos mais aceitar perder horas no trânsito. Uma das mais respeitadas Universidades do país fica em Campinas e precisamos dela para um estudo sério e eficiente para melhorar de forma sustentável a mobilidade da região.  Sabe -se que a população da Região Metropolitana de Campinas sofre com o transporte coletivo. E o transporte é uma necessidade e um direito básico. Devido ao sistema pouco inteligente de conexão, a população desperdiça horas para transpor alguns quilômetros . O tempo gasto e a poluição emitida com o trânsito lento é desnecessário se o transporte coletivo for pensado PARA a população e não para os donos de empresas de ônibus. A população das cidades vizinhas que trabalha e/ou estuda em Campinas (como Monte Mor, Hortolândia, Valinhos, Vinhedo, Sumaré, Jaguariúna, Paulínia e outras) sofre mais ainda, pois as tarifas são altíssimas frente ao serviço prestado. O tempo que se gasta dentro do ônibus é desnecessário e afeta a qualidade de vida da maioria dos habitantes da região, além de ser um incentivo para o uso de carros. Estamos em um momento que se deve otimizar os recursos e pensar no meio ambiente e na qualidade de vida de todos. Queremos a volta do VLT ligando diversos bairros da cidade, além de se transformar num modal para outros tipos de transporte. Precisamos de mais ciclovias, não só nas avenidas principais, mas também nos bairros. Queremos um estudo acerca da viabilidade de um metrô ou mesmo um bonde elétrico, e, principalmente, que este atenda ao Aeroporto Internacional de Viracopos, a Rodoviária, o Hospital da Unicamp e os grandes terminais de ônibus da cidade (como o Campo Grande, o Barão Geraldo, o Terminal Central). Exigimos o retorno da linha férrea já existente para passageiros, além de sua extensão para outros bairros e cidades. Chega de sustentar lobby de donos de empresas de ônibus. Já passou da hora de Campinas ter VLTs e Monotrilhos. O prefeito vem divulgando obras milionárias para o BRT, que é o transporte de ônibus um pouco mais modernizado, ou seja, milhões de Reais para não mudar em nada a situação do transporte da cidade a longo prazo. Não dá mais para aceitar que uma cidade tão bonita, finalista do prêmio de Melhores Cidades do Brasil, fique à míngua de uma malha de transporte antiquada, insustentável e caótica.

Silvia Neves
798 supporters