

Tarcísio , devolva o quadro Operários a Campos do Jordão!
O problema
Aos amigos, principalmente os de CAMPOS DO JORDÃO, artistas plásticos, estudantes e profissionais de Belas Artes, enfim, quem se interessa por Arte, Cultura e Turismo.
VAMOS DIZER NÃO À INTENÇÃO DO GOVERNO EM RELAÇÃO AO QUADRO "OPERÁRIOS".
Em 2003, em Campos do Jordão, durante o governo do prefeito Lélio Gomes, eu era o Secretário Municipal de Cultura (à época era uma Assessoria ligada ao gabinete do Prefeito).
Neste ano, me deparei com um notinha de jornal da colunista Mônica Bérgamo que revelava a intenção da Secretária de Estado da Cultura Cláudia Costin de retirar a tela Operários, da pintora Tarsila do Amaral do Palácio Boa Vista, em Campos do Jordão e transferi-lo em definitivo para a Pinacoteca do Estado, em São Paulo.
O quadro, pintado em 1933, é uma das obras de arte mais valiosas do Brasil, avaliada em 50 milhões de dólares e integra o acervo do Palácio Boa Vista desde a década de 1970. Eu mesmo trabalhei como monitor de artes do Palácio Boa Vista durante seis anos e recebi caravanas de pessoas interessadas em conhecer tão importante obra brasileira. Em quaisquer catálogos de arte pelo mundo afora, quando a obra é citada, a cidade de Campos do Jordão e o Palácio Boa Vista também o são.
Resolvi lutar para a permanência do quadro em Campos do Jordão. Fizemos um amplo e organizado movimento com a Prefeitura, Câmara Municipal, Academia de Letras, Conselho de Cultura, Associações de Hotéis e Pousadas, amigos influentes em todas as esferas de governo e partimos para a briga. Vencemos! E a obra permaneceu em Campos do Jordão, como parte importante dos atrativos turísticos da cidade.
Assim se passaram mais 16 anos quando, de repente, outra notinha de jornal.
Agora, o governo João Doria e o Secretário de Valorização da Cultura e Economia Criativa Sérgio de Sá Leitão resolvem que o o quadro, que ficou recentemente emprestado para o MASP – Museu de Arte de São Paulo para uma exposição da artista, irá enfeitar as paredes do Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista e, com isso, o quadro foi retirado em definitivo de Campos do Jordão, que perdeu uma das referências do seu turismo Cultural.
Esperamos poder contar com o bom senso do governador Tarcísio de Freitas para vir a público e dizer que tudo não passou de um mal entendido e que corrigirá o erro de gestões passadas.
Portanto, faço apelo aos jordanenses de nascimento e de coração, aos políticos e empresário da cidade que se manifestem EM ALTO E BOM SOM.
Divulgaremos. Escreveremos. Não desistiremos!
Em 2003 conseguimos. Em 2026 conseguiremos novamente! VAMOS À LUTA!
#operariosficaemcampos
598
O problema
Aos amigos, principalmente os de CAMPOS DO JORDÃO, artistas plásticos, estudantes e profissionais de Belas Artes, enfim, quem se interessa por Arte, Cultura e Turismo.
VAMOS DIZER NÃO À INTENÇÃO DO GOVERNO EM RELAÇÃO AO QUADRO "OPERÁRIOS".
Em 2003, em Campos do Jordão, durante o governo do prefeito Lélio Gomes, eu era o Secretário Municipal de Cultura (à época era uma Assessoria ligada ao gabinete do Prefeito).
Neste ano, me deparei com um notinha de jornal da colunista Mônica Bérgamo que revelava a intenção da Secretária de Estado da Cultura Cláudia Costin de retirar a tela Operários, da pintora Tarsila do Amaral do Palácio Boa Vista, em Campos do Jordão e transferi-lo em definitivo para a Pinacoteca do Estado, em São Paulo.
O quadro, pintado em 1933, é uma das obras de arte mais valiosas do Brasil, avaliada em 50 milhões de dólares e integra o acervo do Palácio Boa Vista desde a década de 1970. Eu mesmo trabalhei como monitor de artes do Palácio Boa Vista durante seis anos e recebi caravanas de pessoas interessadas em conhecer tão importante obra brasileira. Em quaisquer catálogos de arte pelo mundo afora, quando a obra é citada, a cidade de Campos do Jordão e o Palácio Boa Vista também o são.
Resolvi lutar para a permanência do quadro em Campos do Jordão. Fizemos um amplo e organizado movimento com a Prefeitura, Câmara Municipal, Academia de Letras, Conselho de Cultura, Associações de Hotéis e Pousadas, amigos influentes em todas as esferas de governo e partimos para a briga. Vencemos! E a obra permaneceu em Campos do Jordão, como parte importante dos atrativos turísticos da cidade.
Assim se passaram mais 16 anos quando, de repente, outra notinha de jornal.
Agora, o governo João Doria e o Secretário de Valorização da Cultura e Economia Criativa Sérgio de Sá Leitão resolvem que o o quadro, que ficou recentemente emprestado para o MASP – Museu de Arte de São Paulo para uma exposição da artista, irá enfeitar as paredes do Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista e, com isso, o quadro foi retirado em definitivo de Campos do Jordão, que perdeu uma das referências do seu turismo Cultural.
Esperamos poder contar com o bom senso do governador Tarcísio de Freitas para vir a público e dizer que tudo não passou de um mal entendido e que corrigirá o erro de gestões passadas.
Portanto, faço apelo aos jordanenses de nascimento e de coração, aos políticos e empresário da cidade que se manifestem EM ALTO E BOM SOM.
Divulgaremos. Escreveremos. Não desistiremos!
Em 2003 conseguimos. Em 2026 conseguiremos novamente! VAMOS À LUTA!
#operariosficaemcampos
Os tomadores de decisão
Mensagens de apoiadores
Atualizações do abaixo-assinado
Compartilhar este abaixo-assinado
Abaixo-assinado criado em 13 de outubro de 2019