Apoie a Capoeira na Caximba: Move Vidas quer permanecer no Bairro Novo de Curitiba

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 500!
Projeto Move Vidas Caximba criou este abaixo-assinado para pressionar Prefeitura de Curitiba e

Este abaixo-assinado visa coletar o apoio da sociedade civil para a permanência do Projeto Move Vidas no bairro do Caximba, em Curitiba.

A parceria entre a Prefeitura de Curitiba e a Agência Francesa de Desenvolvimento para o "Bairro Novo", quer revitalizar o bairro do Caximba, mas não considerou o que já existe no território e a arte que é feita pelos moradores locais.

O projeto Move Vidas, junto com o Arte e Raça (Associação de Capoeira) carrega grande carga memorial e simbólica à seus integrantes e à manifestação cultural da Capoeira na cidade de Curitiba. A história do grupo Arte e Raça deu origem ao projeto Move Vidas, atualmente gerido por Luzia Helena de Andrade Cruz, ou Mestranda Gaivotta, como é chamada na Capoeira.

Mestranda Gaivotta se estabeleceu no bairro e estende o trabalho da Roda de Capoeira até o letramento e socialização de crianças e adolescentes da região. Neste projeto, sua atenção minuciosa considera o contexto de cada membro, e o insere na teoria da Capoeira de acordo com o consentimento da família. Ao longo dos anos, diversos alunos foram despertos para a vida em comunidade, e tiveram melhoras significativas no comportamento e auto-estima. O trabalho ultrapassa o território do projeto e vai até os pais e responsáveis dos alunos, voluntários e parceiros, e ajuda a desmistificar os preconceitos que ainda enfrenta a Roda de Capoeira na cidade de Curitiba, e ao redor do Brasil e do mundo — através dos ex-alunos graduados pelo Arte e Raça.

O impacto do projeto atinge atualmente 140 crianças e adolescentes inscritas em contra-turno escolar e 490 famílias, todos os dias. Os voluntários que realizam o trabalho cotidiano, dentre moradores do Caximba e parceiros de fora do bairro, tem contato com os saberes da Roda de Capoeira e assim suas vidas modificadas. Essa expressão cultural só existe ao praticar-se, e através do Move Vidas e do Arte e Raça, pode ser sustentada na cidade de Curitiba.

Queremos ser ouvidos pela Prefeitura de Curitiba para preservar o projeto Move Vidas e a Capoeira. Para que o projeto vise a melhoria da qualidade de vida da população da cidade, é necessário preservar os meios encontrados pela própria sociedade de manter-se digna até a não presença da prefeitura.

Assine, compartilhe, e nos ajude a apoiar a permanência do Move Vidas no Caximba!

Veja mais sobre a situação dos moradores do bairro e sobre o Projeto Move Vidas aqui: https://fb.watch/1z0Lz63Qfm/

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 500!