Diga não ao agro negócio na Chapada Diamantina antes que o rio Santo António seja destruído

Este abaixo-assinado conseguiu 7.817 apoiadores!

O problema

A empresa já possui um histórico de destruição na chapada Diamantina com plantações de batatas numa fazenda no município de Palmeiras, agora eles receberam a outorga pelo INEMA para usar 25 mil m³ (milhões de litros) de agua do rio Santo António

avatar of the starter
Tony Villa novaCriador do abaixo-assinado

Os tomadores de decisão

IGARASHI
Lavoura e Pecuária
Respondido
A Lavoura e Pecuária Igarashi Ltda, empresa brasileira, diante das notícias referentes à outorga de uso de recursos hídricos para irrigação localizada na Fazenda Coités no Município de Palmeiras, de titularidade da Agropecuária Chapadão Ltda, empresa que adquiriu, vem à público esclarecer que: (i) A outorga correspondente à Portaria INEMA nº 16.747 de 23 de agosto de 2018 é oriunda de processo administrativo que percorreu todos os trâmites legais e normativos perante ao Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos - INEMA, sendo munida de todos os estudos, análises técnicas e pareceres pertinentes; (ii) Tanto a outorga, quanto o plantio irrigado, não se tratam de uma nova captação, sendo correspondente à atividade instalada há mais de 10 (dez) anos e nos exatos termos da outorga já existente desde antes de 2006, tudo conforme atos emitidos pelo órgão ambiental estadual - atual INEMA; (iii) Ao contrário do que foi divulgado, inclusive com a apresentação de um mapa incorreto, o ponto de captação, principalmente por estar à jusante (depois) da área conhecida como “Pratinha”, não promove qualquer interferência naquele local; Dessa forma, esclarece que a outorga publicada pelo INEMA não possui qualquer irregularidade, não corresponde a uma nova captação, nem tão pouco promove qualquer dos efeitos divulgados nas falsas notícias (Fake News). Renovando nosso compromisso de transparência e sustentabilidade de nossas atividades, compartilhado com nossos mais de 4.000 colaboradores que diariamente trabalham para garantir alimento na mesa da família brasileira, continuaremos em nossa missão de protagonismo na segurança alimentar da Bahia e do Brasil.

Atualizações do abaixo-assinado