EM DEFESA DAS NASCENTES DA SERRA DO SALTO (BA)
EM DEFESA DAS NASCENTES DA SERRA DO SALTO (BA)
Às margens da Serra do Salto, no município de Licínio de Almeida, sudoeste da Bahia, está a centenária comunidade rural de Taquaril dos Fialhos. Um vale fértil, formado a partir do encontro entre o Cerrado e a Caatinga, que lembra facilmente um oásis. Mas que, neste momento, está ameaçado!
Diante de uma possível instalação de empreendimentos de mineração na região e da proposta de pesquisa mineral, as famílias de Taquaril dos Fialhos, comunidades vizinhas e os municípios de Licínio de Almeida, Caculé, Rio do Antonio e Guajeru sofrem com o risco de perderem esse bem natural essencial, que é a água. Além disso, a própria atividade minerária pode trazer consequências irreversíveis – para o meio ambiente e para a população – e agravar ainda mais o processo de desertificação já em curso na região.
Com abundante disponibilidade hídrica e rica fauna e flora, a comunidade rural de Taquaril dos Fialhos abriga 33 famílias, que desfrutam de uma excelente qualidade de vida, seja em termos econômicos ou socioculturais. Elas cultivam frutas, hortaliças, legumes, roças e criam animais. A Serra do Salto, em especial esta região em torno da comunidade, abriga várias nascentes perenes e a bela cachoeira “Sete Quedas” – importante para o turismo local.
Essas águas que alimentam o curso do Rio do Salto, que integra a Bacia Hidrográfica do Rio de Contas, percorrem uma região predominantemente semiárida, caracterizada pela escassez e alta variabilidade espacial e temporal das chuvas, com longos períodos seguidos de seca. De acordo com o Plano Estadual de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca, o município de Licínio de Almeida, mesmo contando com estas importantes nascentes de água da Serra do Salto, integra uma área suscetível à desertificação.
Para milhares de famílias que vivem entre Taquaril dos Fialhos e o Distrito Tauape, assim como os moradores dos municípios Licínio de Almeida, Caculé, Rio do Antonio e Guajeru, abastecidas pela Barragem e Sistema do Truvisco, que tem o Rio do Salto como principal contribuinte, essas águas são as únicas fontes de abastecimento.
Portanto, é imprescindível a proteção das nascentes e das águas da Serra do Salto. Nós, Associação dos Pequenos Agricultores de Taquaril dos Fialhos, organizações e movimentos sociais e apoiadores, solicitamos que seja realizado um estudo técnico com o envolvimento e participação efetiva da sociedade e que seja criada uma Área de Proteção Ambiental (APA) na Serra do Salto. Para isso, exigimos a aprovação do Projeto de Lei (PL) 03/2010, de 06 de agosto de 2010, com a devida modificação no atual texto do projeto, levando em consideração as constatações do estudo e as contribuições da sociedade.
“Não é só uma terra, só uma casa, é muito mais que isso. Pra gente é muito mais que isso”, palavras de Andréia Muniz Lisboa, professora e moradora de Taquaril. Ajude Andréia e as famílias a protegerem este território de vida! Ajude a pressionar a Câmara dos Vereados de Licínio de Almeida (BA) para que os nove parlamentares e o prefeito atendam está manifestação em prol da vida.
Para saber mais:
https://www.facebook.com/emdefesadasnascentesdaserradosalto/
https://www.instagram.com/nascentesdaserradosalto/