Victoria

Apoiem a proposta do Parlamento Europeu para eliminar as tarifas de roaming a partir de dezembro 2015

¡La petición ha conseguido su objetivo gracias a 117.490 firmas!

Espanhol  Inglês   Italiano   Francês   Alemão   Holandês

É o momento de fazer ouvir a nossa voz para apoiar a petição ao Parlamento Europeu que nos representa: eliminar as tarifas de roaming a partir de dezembro 2015.

Todos nós já sofremos o elevado e injustificado custo que representa o uso do telemóvel no estrangeiro. É o chamado roaming serviço que permite utilizar o telemóvel e o acesso à internet no estrangeiro pagando uma tarifa superior à nacional pelos mesmos serviços. Este custo extra viola os princípios do Mercado Interno Europeu pois afeta os direitos dos cidadãos de se moverem livremente pelo território da União Europeia. De facto, frequentemente o roaming é referido como “a última fronteira da Europa”.

Este não é um problema exclusivo dos turistas, mas sim de todos os consumidores, nomeadamente estudantes residentes no estrangeiro, empresários, trabalhadores deslocados e cidadãos que habitam em localidades próximas das fronteiras internas da União Europeia.

Em abril de 2014 o Parlamento Europeu, onde estão representados os cidadãos europeus, aprovou a proposta da Comissão Europeia para eliminar o roaming em dezembro de 2015. No entanto, a medida foi travada pelos Estados membro, tendo sido antes proposto adiar esta decisão para 2018, sobrepondo assim os interesses das operadoras telefónicas aos dos seus cidadãos.

Esta questão está agora em pleno processo de negociação entre o Parlamento Europeu e o Conselho Europeu, onde estão representados todos os Estados membros que têm a obrigação de zelar pelos interesses dos seus cidadãos. A decisão está prevista a decisão está prevista nos próximos meses, pelo que é importante o teu apoio a esta iniciativa.

Se cada um somar a sua adesão à petição, o eco surgirá com força nas instâncias comunitárias e derrubaremos a “última fronteira da Europa”.

Hoy: Eixo Atlántico, RIET, OCU, DECO cuenta con tu ayuda

Eixo Atlántico, RIET, OCU, DECO necesita tu ayuda con esta petición «Eliminen as tarifas de roaming en Europa a partir de dezembro 2015 #zeroroaming». Únete a Eixo Atlántico, RIET, OCU, DECO y 117.489 personas que ya han firmado.