

Solicitar mudança da data da cerimônia do jaleco
O problema
SOLICITAÇÃO DE ALTERAÇÃO DA DATA DA CERIMÔNIA DO JALECO-CURSO DE FISIOTERAPIA
À Coordenação do Curso de Fisioterapia e Diretoria Acadêmica da Unifametro.
A cerimônia do jaleco, no curso de Fisioterapia, é um marco inicial de um grande sonho e simboliza a transição para uma vida dedicada ao cuidado ao próximo. Não é apenas uma formalidade, mas a concretização de esforço, estudo e superação.
Os alunos do curso de Fisioterapia abaixo assinados, representados por sua liderança de classe, vêm formalmente requerer a revisão e a antecipação do período de realização da Cerimônia do Jaleco, atualmente prevista para o 8º semestre letivo, com base nas seguintes considerações técnicas e pedagógicas:
Início das Atividades Práticas e Biossegurança: O jaleco é, fundamentalmente, um Equipamento de Proteção Individual (EPI). A solenidade marca o compromisso com a biossegurança e a ética profissional. Portanto, faz-se mais oportuna no momento em que iniciamos as aulas práticas em laboratórios (como Anatomia e Cinesiologia) e os primeiros contatos com a comunidade, e não ao término da graduação.
Sentido Identitário e Motivacional: A cerimônia funciona como um rito de passagem que eleva o sentimento de pertencimento e o engajamento do estudante com a profissão. Celebrá-la no início ou metade do curso atua como um fator de motivação acadêmica.
Isonomia Institucional e Precedente: Ressalta-se que outros cursos da área da saúde da nossa instituição, como a Medicina, já realizam a Cerimônia do Jaleco no 1º semestre. A adoção desse mesmo padrão para a Fisioterapia promove a equidade entre as graduações e alinha o nosso curso às melhores práticas pedagógicas já aplicadas internamente nesta instituição.
Impacto Financeiro e Custo de Vida Acadêmica: O último ano da graduação impõe uma sobrecarga financeira severa aos estudantes, que passam a arcar com custos diários e elevados de deslocamento e alimentação para o cumprimento dos estágios supervisionados obrigatórios. Somar os custos de organização de um evento institucional a essa realidade compromete severamente o orçamento dos alunos.
Conflito de Calendário e Sobrecarga no 8º Semestre: O último semestre do curso já concentra uma carga elevada de estresse devido ao desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), cumprimento de estágios obrigatórios e preparativos para a Colação de Grau. Inserir mais uma solenidade neste período sobrecarrega desnecessariamente os discentes e os docentes.
Proposta de Melhoria: Solicitamos que o evento seja realocado para o 4º ou 5º semestre, período que consideramos ideal para a transição dos alunos para a rotina prática e clínica da Fisioterapia.
Certos de contar com a sensibilidade e o apoio desta coordenação para a melhoria da experiência acadêmica. Obrigada!

125
O problema
SOLICITAÇÃO DE ALTERAÇÃO DA DATA DA CERIMÔNIA DO JALECO-CURSO DE FISIOTERAPIA
À Coordenação do Curso de Fisioterapia e Diretoria Acadêmica da Unifametro.
A cerimônia do jaleco, no curso de Fisioterapia, é um marco inicial de um grande sonho e simboliza a transição para uma vida dedicada ao cuidado ao próximo. Não é apenas uma formalidade, mas a concretização de esforço, estudo e superação.
Os alunos do curso de Fisioterapia abaixo assinados, representados por sua liderança de classe, vêm formalmente requerer a revisão e a antecipação do período de realização da Cerimônia do Jaleco, atualmente prevista para o 8º semestre letivo, com base nas seguintes considerações técnicas e pedagógicas:
Início das Atividades Práticas e Biossegurança: O jaleco é, fundamentalmente, um Equipamento de Proteção Individual (EPI). A solenidade marca o compromisso com a biossegurança e a ética profissional. Portanto, faz-se mais oportuna no momento em que iniciamos as aulas práticas em laboratórios (como Anatomia e Cinesiologia) e os primeiros contatos com a comunidade, e não ao término da graduação.
Sentido Identitário e Motivacional: A cerimônia funciona como um rito de passagem que eleva o sentimento de pertencimento e o engajamento do estudante com a profissão. Celebrá-la no início ou metade do curso atua como um fator de motivação acadêmica.
Isonomia Institucional e Precedente: Ressalta-se que outros cursos da área da saúde da nossa instituição, como a Medicina, já realizam a Cerimônia do Jaleco no 1º semestre. A adoção desse mesmo padrão para a Fisioterapia promove a equidade entre as graduações e alinha o nosso curso às melhores práticas pedagógicas já aplicadas internamente nesta instituição.
Impacto Financeiro e Custo de Vida Acadêmica: O último ano da graduação impõe uma sobrecarga financeira severa aos estudantes, que passam a arcar com custos diários e elevados de deslocamento e alimentação para o cumprimento dos estágios supervisionados obrigatórios. Somar os custos de organização de um evento institucional a essa realidade compromete severamente o orçamento dos alunos.
Conflito de Calendário e Sobrecarga no 8º Semestre: O último semestre do curso já concentra uma carga elevada de estresse devido ao desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), cumprimento de estágios obrigatórios e preparativos para a Colação de Grau. Inserir mais uma solenidade neste período sobrecarrega desnecessariamente os discentes e os docentes.
Proposta de Melhoria: Solicitamos que o evento seja realocado para o 4º ou 5º semestre, período que consideramos ideal para a transição dos alunos para a rotina prática e clínica da Fisioterapia.
Certos de contar com a sensibilidade e o apoio desta coordenação para a melhoria da experiência acadêmica. Obrigada!

Mensagens de apoiadores
Atualizações do abaixo-assinado
Compartilhar este abaixo-assinado
Abaixo-assinado criado em 21 de maio de 2026