SE TEM VENENO, TEM ALERTA! AVISOS EM ALIMENTOS COM AGROTÓXICOS JÁ!

Este abaixo-assinado conseguiu 1.631 apoiadores!

O problema

Não queremos consumir veneno sem saber! Exigimos alertas nos rótulos de alimentos com agrotóxicos!

Alimentos in natura e industrializados que nós consumimos diariamente e damos para nossos filhos têm resíduos de agrotóxicos altamente prejudiciais à saúde, como o glifosato e o glufosinato. 

Muitos desses produtos se dizem mais naturais e saudáveis e são direcionados ao público infantil, mas na verdade contém químicos altamente prejudiciais à saúde. 

Relatório recente do Instituto Brasileiro de Direito do Consumidor (IDEC) encontrou resíduos de agrotóxicos em alguns produtos industrializados, como

  • Bebida Naturis Batavo
  • Salgadinho Baconzitos e Torcida
  • Biscoitos Negresco, Trakinas, Bono e Oreo
  • Bolachas Marilan, Vitarella e Triunfo
  • Bisnaguinhas Pullman, Seven Boys, Wickbold e Panco

Além disso, em 2019, relatório do Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos da ANVISA identificou a presença de agrotóxicos proibidos ou acima do limite em diversas frutas, legumes e verduras.

Alguns produtos tinham teor tão alto de agrotóxicos que poderiam intoxicar o consumidor.

O consumo de agrotóxicos está associado a doenças gravíssimas, como leucemia e outros tipos de câncer, problemas comportamentais e de saúde mental, doenças neurológicas, como Mal de Parkinson, alterações hormonais, lesões no fígado e no pulmão, alergias e muitas outras. 

Além disso, os agrotóxicos contaminam solos, animais e lençóis freáticos e ameaçam as abelhas e várias espécies vegetais.

Os agrotóxicos são ruins para a nossa saúde e para a natureza!

Ressalta-se que o acesso à informação sobre os produtos e serviços é um direito básico do consumidor, conforme disposto no art. 6º inciso III do Código de Defesa do Consumidor.

Assim, solicitamos ao Congresso Nacional que aprove legislação que torna obrigatória a inclusão do termo “contém agrotóxico” nos rótulos de produtos industrializados que tenham recebido estes químicos em qualquer etapa da sua produção bem como essa informação esteja disponível nos pontos de vendas de produtos “in natura”.

Nós temos o direito à informação.

SE TEM VENENO, TEM QUE TER ALERTA!

Juntos por uma #ComidaSemVeneno

avatar of the starter
Luiza Amorim Yula Merola Andrea Zemuner Hugo Nepomuceno Maria VazCriador do abaixo-assinadoPor um Brasil saudável, com direito à informação sobre os produtos que comemos!

Os tomadores de decisão

MaPa
MaPa
DEPUTADO IVAN VALENTE
DEPUTADO IVAN VALENTE

Atualizações do abaixo-assinado