Pela implantação de infraestrutura para circulação de bicicletas no Santa Quitéria

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 1.000!


O prefeito Rafael Greca anunciou a criação de binário nas ruas João Alencar Guimarães e Major França Gomes, no Santa Quitéria. A justificativa é desafogar e deixar mais seguro o trânsito para quem circula, de carro, entre o Batel, Água Verde, Santa Quitéria e Campo Comprido.

Ocorre que a criação de binários em Curitiba NÃO melhorou a segurança para os pedestres e para os ciclistas. Pelo contrário: moradores da região do binário da Mateus Leme/Nilo Peçanha relatam mais insegurança, provocada pelo aumento da velocidade média dos carros, conforme registrado em reportagem da Gazeta do Povo, publicada em janeiro deste ano.

Alternativa
Uma forma de reduzir a insegurança para pedestres e ciclistas é a criação de uma ciclofaixa neste binário. A ciclofaixa não compromete a fluidez dos carros, enquanto dá mais segurança para ciclistas e pedestres.

Há um fluxo considerável de pedestres nessa região, incluindo crianças que vão a pé de suas casas até as escolas públicas que existem no bairro. Prever uma ciclovia neste binário é uma forma de preservar a tranquilidade e a segurança do trânsito nessa região, que sempre foi característica do Santa Quitéria

Justificativa

A construção de um binário é medida que privilegia o fluxo de veículos automotores individuais, uma vez que raramente possuem infraestruturas que privilegiam os transportes coletivos e não motorizados. É condição que prejudica a circulação lenta de pedestres, assim como desfavorece o comércio de rua.

O elevado tráfego de veículos em alta velocidade na via se torna incompatível com o seu uso para lazer, descanso ou socialização, rompe com a atmosfera tranquila que os bairros residenciais possuem.

Conforme hierarquia viária estabelecida pela Política Nacional de Mobilidade Urbana, pedestres são os atores principais do trânsito, seguido dos modais não motorizados (ciclistas, skatistas), transporte coletivo, transporte de carga e por último o veículo automotor individual.

Assim, para garantir a segurança dos moradores da região e respeitar os preceitos estabelecidos na legislação federal, solicita-se a implantação de infraestrutura que privilegie a circulação de bicicletas e do transporte coletivo no novo Binário João Alencar Guimarães / Major França Gomes.



Hoje: Michel está contando com você!

Michel Prado precisa do seu apoio na petição «Queremos infraestrutura para a circulação de bicicletas no Santa Quitéria». Junte-se agora a Michel e mais 610 apoiadores.