Decision Maker Response

Alessandro Melchior
Coordenador de Políticas LGBT da Prefeitura de São Paulo

Aug 24, 2016 — Prezado Helcio,

Informo que recebemos a petição criada na plataforma Change.org, solicitando que as bandeiras com as cores do arco íris instaladas no Largo do Arouche e Rua Dr. Vieira de Carvalho de maneira temporária por ocasião do Dia do Orgulho LGBT permanecessem de forma definitiva.

Desde 2013 a Prefeitura de São Paulo, por meio da Coordenação de Políticas LGBT, têm desenvolvido ações de requalificação dessa região. Em setembro de 2013 foram instalados bancos produzidos a partir de troncos de árvores demolidas, de autoria do designer Hugo França. Em agosto de 2014 foi instalado wi-fi livre e iniciado o projeto #WikiPraça no local. Em 2015 o Largo recebeu a presença semanal da Unidade Móvel LGBT Central e em 2016 a região passou por um processo de substituição da iluminação por nova iluminação de LED.

Nesse sentido, a petição vem ao encontro das iniciativas em desenvolvimento de requalificação da região e podemos informar da decisão de manutenção das bandeiras no espaço. O Largo do Arouche é uma região com histórico de forte freqüência da população LGBT, reunindo bares e boates direcionados a essa população e a identidade cultural da região é algo que deve ser fortalecida e promovida. Informo também que a Prefeitura prevê a ampliação do número de bandeiras arco-íris para diferentes áreas do Centro de São Paulo, mas ainda estuda quantas serão colocadas e em quais locais.

Ainda nessa perspectiva, informamos que estamos estudando outras ações de visibilidade positiva e reforço da identidade cultural do Largo do Arouche para os próximos meses.

Permanecemos à disposição.

Atenciosamente,