Em Defesa do Guapuruvu e da Arborização de Porto Alegre

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 1.000!
Com 1.000 assinaturas, é mais provável que essa petição seja recomendada a outras pessoas!
Hosana Piccardi criou este abaixo-assinado para pressionar Prefeito de Porto Alegre e

O Guapuruvu (Schizolobium parahyba) é um belíssimo exemplar de Mata Atlântica que acabou se tornando um símbolo do desgaste social frente ao extermínio de nossa flora urbana. O número de podas indiscriminadas, realizadas por profissionais sem conhecimento técnico AUMENTA em nossa cidade, que já foi considera uma das mais arborizadas do BRASIL e que fundou a histórica preservação destes seres vivos junto com o Movimento Ambientalista. É lastimável!

Só em 2019 mais de 3 MIL E 300 ÁRVORES foram completamente suprimidas da nossa cidade, mais que o dobro de 2018 e esse número cresce aceleradamente. Estamos vendo se fortalecer uma política mecanicista de destruição do nosso patrimônio natural. Frente ao DESCONTROLE DA CRISE CLIMÁTICA GLOBAL não podemos mais aceitar esses serviços aleatórios de podas e supressões que estão ocorrendo em qualquer época do ano e por empresas privadas sem o acompanhamento de técnicos capacitados da Prefeitura. O nosso órgão ambiental, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente - SMAM, que até 2017 possuía uma vasta tradição sobre as intervenções florísticas em Porto Alegre, perdeu sua atuação para empresas terceirizadas que executam esse serviço com lacunas e falta de transparência!

A tentativa de supressão do Guapuruvu da 24 de Outubro foi a gota d'água para uma população urbana que assiste à destruição de seu território por empresas e desgovernos descompromissados com a saúde e o bem-estar da população. NÃO PODEMOS MAIS ACEITAR tanta violência conta a nossa flora. Esse projeto de destruição não pode continuar, ou então caminharemos para um cenário de suicídio coletivo.

Está cada vez mais difícil encontrar APENAS UMA ÁRVORE SADIA em Porto Alegre. Estão quase todas mutiladas e sob precárias condições de vida. Portanto, o Movimento Guapuruvu surge genuinamente para dizer BASTA! Queremos que parem com as podas e supressões criminosas. Chega de ARBORICÍDIO em Porto Alegre!

Nos interessam as estratégias de prevenção de incidentes, fiscalização, saneamento de parasitas e outros agentes de enfermidades, bem como a qualidade técnica dos serviços prestados. É importante a seleção de espécies mais apropriadas, prioritariamente nativas regionais, com a retomada do Viveiro Municipal da SMAMS, locais de novos plantios para a substituição e a compensação mais criteriosa das árvores a serem suprimidas. É necessária a fiscalização de canteiros e calçadas que sufocam as bases das árvores, podas de manutenção e prevenção, que respeitem a sazonalidade dos indivíduos e a fauna arborícola, o controle de espécies vegetais exóticas invasoras, em áreas rurais e naturais, entre tantas demandas negligenciadas e urgentes.

Este Movimento vem demandar o resgate, a APLICAÇÃO e o respeito ao Plano Diretor de Arborização Urbana de Porto Alegre. Por uma cidade mais verde, biodiversa e mais humanizada!

CARTA DO MOVIMENTO EM DEFESA DO GUAPURUVU E DA ARBORIZAÇÃO DE PORTO ALEGRE: https://www.sul21.com.br/opiniaopublica/2020/10/uma-chance-a-vida-carta-em-defesa-do-guapuruvu-e-da-arborizacao-de-porto-alegre/

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 1.000!