Ajude a salvar o sauim-de-coleira da extinção! #campanhasalveosauim

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 7.500!

O meu nome é Maurício Noronha, eu sou Biólogo e coordenador da Campanha SALVE O SAUIM. Você já ouviu falar do sauim-de coleira? Ele é um pequeno e simpático primata que só ocorre numa pequena área do estado do Amazonas, em parte dos municípios de Manaus, Itacoatiara e Rio Preto da Eva. Trata-se de uma obra viva de designer da natureza, na forma de um fascinante sagui de duas cores.

Por ser muito carismático, o sauim foi escolhido para ser o mascote oficial de Manaus. Apesar desta importância, hoje, ele é um dos mamíferos brasileiros mais ameaçados de extinção. A situação da espécie é CRITICA e ela está a um passo de desaparecer das nossas florestas. O motivo é que o seu hábitat natural está sendo destruído devido ao crescimento desordenado da Região Metropolitana de Manaus. Todos os anos, milhares de sauins morrem, quando a sua floresta é derrubada para dar lugar a bairros, indústrias e plantações.

A maneira mais efetiva de impedir que o sauim seja extinto é criando unidades de conservação para proteger o pouco que sobrou do seu habitat natural. Já existem estudos técnicos identificando as ultimas áreas florestais, com potencial para servirem como unidade de conservação para a espécie. Agora se faz urgente que pelo menos uma delas seja criada. Essa medida não pode ser adiada por mais tempo. Logo não restarão florestas para o sauim.  Nós temos agir agora!

Além do mais, conservar a Floresta Amazônica é importe para o bem-estar de todos os brasileiros. Ela nos garante a continuidade de importantes serviços ambientais como: a purificação do ar, a regulação do clima, a retenção de carbono e a manutenção de mananciais.

O grande problema é que existem interesses econômicos que se opõem fortemente à criação de áreas protegidas. Eles exercem grande pressão sobre o poder público e dificultam enormemente o avanço de qualquer iniciativa que vise proteger a floresta.

Eu sei que junto com você dá pra mudar esse cenário e tirar o sauim do caminho da extinção!  Por isso criei essa petição publica. Ela tem o objetivo apelar para o ministro do Meio Ambiente e ao governador do Estado do Amazonas para que atendam a reivindicação do povo brasileiro e tomem as medidas necessárias para criar essa unidade de conservação. É nosso dever participar das decisões do país e impedir que essa espécie desapareça da face da terra, motivada pela ganancia humana.

A petição já possuí mais de 5.000 assinaturas e conta com o apoio de cientistas, educadores,  ambientalistas, artistas e de organizações conservacionistas. Entretanto, ainda  é preciso ter mais pessoas apoiando esta causa, para pressionarmos o poder público. Quanto mais assinaturas, mais chances temos de vitória. Só que para isso acontecer, nós precisamos da sua ajuda.

Se você ainda não assinou a petição, assine! A chance da sobrevivência desta espécie depende desse gesto simbólico. Se você já assinou, nos apoie repassando esse link para mais cinco amigos. Assim criamos uma onda de conscientização. Ainda há tempo! Passe essa mensagem à frente!

AJUDE A DAR UM AMANHÃ AO SAUIM-DE-COLEIRA!

Hoje: Maurício está contando com você!

Maurício Noronha precisa do seu apoio na petição «Por uma unidade de conservação para o sauim-de-coleira!». Junte-se agora a Maurício e mais 6.116 apoiadores.