Pela participação dos Colégios Militares na Olimpíada Nacional em História do Brasil

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 2.500!

Ao Excelentíssimo Senhor General de Exército Mauro Cesar Lourena Cid, Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército,

Vimos por meio desta expressar nossa profunda decepção acerca da decisão deste departamento de proibir os alunos do Sistema Colégio Militar do Brasil (SCMB) de participar da 11ª edição da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), conforme divulgado em artigo da CBN.

Como ex-alunos do Sistema e ex-participantes de olimpíadas do conhecimento em diversas áreas, reconhecemos a importância deste evento para a formação integral dos alunos e alunas de Colégios Militares. Acreditamos ainda que a proposta da Olimpíada está de acordo com a Proposta Pedagógica do SCMB. Primeiro, a ONHB incentiva cautelosa reflexão sobre materiais históricos, ao invés da simples memorização de fatos, estando assim em harmonia com a meta delineada no inciso IV do artigo 4˚ do Regulamento dos Colégios Militares (R-69). Segundo, ainda que a ONHB possa não interpretar alguns eventos históricos da mesma forma que o Exército Brasileiro interpreta, acreditamos que a exposição a diferentes pontos de vista é fundamental para o desenvolvimento da visão crítica, o qual é proposto na meta estabelecida no inciso III, artigo 4˚, do R-69. Estamos certos de que este Departamento deseja que cada aluno(a) do SCMB tenha a oportunidade de chegar às próprias conclusões sobre a história da nossa Pátria, após ter sido exposto(a) a diferentes perspectivas históricas e materiais que dão suporte às mesmas.

Por tais razões, solicitamos que o Departamento de Educação e Cultura do Exército reavalie a decisão e permita que grupos do SCMB continuem a participar da Olimpíada.

Atenciosamente,

João Pedro Costa Grillo Moraes
Ex-Major Aluno do CMS (2009-15)
Baylor University '20