Petition Closed

Por políticas públicas de Recursos Educacionais Abertos

This petition had 70 supporters

Ao Governo Brasileiro e Sociedade Brasileira: Por Políticas Públicas de Recursos Educacionais Abertos (REA)

Estamos à beira de uma revolução global no ensino e na aprendizagem liderada pela expansão dos Recursos Educacionais Abertos no Brasil e no Mundo.

Educadores em todo o mundo estão desenvolvendo um vasto conjunto de recursos educacionais na Internet, que são abertos e livres para todos usarem. Esses educadores estão criando um mundo onde cada uma e todas as pessoas podem acessar e contribuir para a soma de todo o conhecimento humano. Eles também estão plantando as sementes de uma nova pedagogia.

Esse movimento, que quer tornar a educação mais acessível e eficaz, combina a tradição de troca de boas idéias com a cultura da Internet, marcada pela colaboração e interatividade. Esta metodologia de educação aberta é construída sobre a crença de que todos devem ter a liberdade de usar, personalizar, melhorar e redistribuir os recursos educacionais, sem restrições, principalmente quando aqueles são resultado de investimento publico direto ou indireto.

A expansão global da coleção de REA criou um terreno fértil para este esforço, beneficiendo milhões de pessoas em todo o mundo, inclusive a comunidade brasileira com REA em língua portuguesa, através de oportunidades de aprendizagem e de recursos educacionais livremente disponíveis, de alta qualidade e localmente relevantes. Esses recursos incluem materiais abertamente licenciados, planos de aulas, livros, jogos, softwares e outros materiais de apoio ao ensino e aprendizagem. Eles contribuem para tornar a educação mais acessível, especialmente quando o dinheiro para aquisição de materiais de aprendizagem é escasso. Eles também nutrem o tipo de cultura participativa, de desenvolvimento, partilha e cooperação que a rápida evolução das sociedades do conhecimento precisam.

Por isso, nós, abaixo assinados, convidamos a todos os indivíduos e as instituições a se juntarem a nós na assinatura desta petição e a convidar políticos brasileiros a apoiar a criação e adoção de recursos educacionais abertos licenciados livremente e disponíveis em padrões técnicos livres e interoperáveis.

Por isso, apoiamos iniciativas como o projeto de Lei Federal PL 1513/2011 disponível em http://tinyurl.com/pl-rea-federal, o Projeto de Lei do Estado de São Paulo 989/2011 disponível em http://tinyurl.com/pl-rea-estadual e o Decreto da Cidade de São Paulo disponível em http://tinyurl.com/decreto-rea-sp

Mais informações em http://rea.net.br, http://www.capetowndeclaration.org e junte-se a lista para discutir REA http://groups.google.com/group/rea-lista

Today: Carolina is counting on you

Carolina Rossini needs your help with “Governo Brasileiro e Sociedade Brasileira: Por políticas públicas de Recursos Educacionais Abertos”. Join Carolina and 69 supporters today.