Floresta de Atewa para Parque Nacional – não para mineração

0 have signed. Let’s get to 15,000!

(Englishespañolfrançais)

O governo de Gana precisa declarar a Floresta de Atewa como Parque Nacional, para protegê-la da mineração de bauxita.

A Floresta de Atewa é o melhor exemplo de floresta perene de altitude na região da Alta Guiné: a altitude produz um tipo peculiar de vegetação que é extremamente raro e de grande biodiversidade, incluindo:

• Mais de 70 espécies classificadas como em Criticamente em Perigo, em Perigo ou Vulnerável pela IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza), como a rã-escorregadia do Togo Conraua derooi;
  • No mínimo 50 espécies de mamíferos, incluindo o ali recentemente descoberto mangabei-de-colarinho-branco Cercocebus lunulatus, Criticamente em Perigo;
  • Mais de 1.000 espécies de plantas e 230 espécies de aves, incluindo o papa-moscas-liberiano Melaenornis annamarulae, que no Gana existe apenas nesta região;
  • 570 espécies de borboletas já catalogadas de um total estimado de 700 espécies – o que ao verificar-se, faria de Atewa a floresta mais rica em borboletas da África Ocidental.

Em nosso relatório ao governo de Gana (em inglês) elaborado com o suporte da IUCN da Holanda, demonstramos a enorme importância da floresta no fornecimento de água para cinco milhões de habitantes em Acra, e apresentamos argumentos econômicos convincentes em prol da declaração da Floresta de Atewa como Parque Nacional.

Mas o governo está pretendendo deixar as companhias mineradoras chinesas explorarem os depósitos de bauxita encontrados no topo dos montes da Floresta de Atewa. Os depósitos estão espalhados por uma vasta área, o que obrigaria a retirar a floresta. A paisagem estéril resultante seria impossível de regressar à forma original.

Um Parque Nacional da Floresta de Atewa seria um legado positivo e duradouro do governo de Gana. Esta opção tem apoio alargado por parte das comunidades que vivem perto da floresta, e honraria o compromisso de Gana com a Convenção sobre Diversidade Biológica e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – em flagrante contraste com a perda que será sofrida caso haja atividade mineradora nos montes.

Precisamos da sua ajuda! Por favor assine a petição, e diga para os seus amigos fazerem o mesmo. Visite arocha.org/pt/atewa para mais informações e mais formas de ação.

Today: A Rocha International is counting on you

A Rocha International needs your help with “Floresta de Atewa para Parque Nacional – não para mineração! #SaveAtewa Petição ao Presidente @NAkufoAddo de Gana”. Join A Rocha International and 13,719 supporters today.