EVITAR O MASSACRE DE MAIS DE 190 LOBOS NAS ASTURIAS E CASTILLA Y LEÓN CONDUZIDO PELO GOVERNO ESPANHOL.

Petición cerrada

Esta petición ha conseguido 143.197 firmas
Lobo Marley ha iniciado esta petición dirigida a Dña. María Jesús Álvarez González y D. José Ángel Arranz Sanz

NÃO À MORTE! NO SÉCULO XXI JÁ NÃO HÁ DESCULPAS PARA QUE O NOSSO LOBO IBÉRICO (Canis lupus signatus) NÃO SEJA ESPÉCIE PROTEGIDA EM ESPANHA, COMO JÁ O É HÁ 26 ANOS EM PORTUGAL.

Queremos manifestar o nosso veemente protesto perante o aumento injustificado das quotas de caça do lobo ibérico nas suas Comunidades Autónomas, concretamente: 140 em Castilla y León e 50 nas Asturias, que acontecerá nos próximos meses. As quotas que são do conhecimento geral, parecem aleatórias e destinadas a satisfazer grupos de pressão que submetem o Governo espanhol a “chantagens contínuas” para que as suas exigências sejam cumpridas. Assim, solicitamos uma vez mais os dados científicos, independentes e imparciais, que sustentem solidamente o aumento das referidas quotas de caça.

A perseguição e o controlo indiscriminado e não selectivo desenvolvido nas regiões mais setentrionais de Espanha sobre o lobo ibérico, está a impedir que esta espécie recolonize os seus territórios históricos mais meridionais, pelo que nos parece uma clara e consciente estratégia de EXTINÇÃO, orquestrada pelo Governo espanhol e certos grupos de pressão a que nos referimos anteriormente, e que nos transporta para as práticas mais abjectas próprias de outros tempos obscuros. Além disso, um controlo indiscriminado pode resultar no efeito contrário ao inicialmente previsto: a desestruturação das alcateias pela perda dos seus líderes pode conduzir a um aumento dos ataques, como demonstram estudos científicos (Comportamiento y conservación de grandes carnívoros en ambientes humanizados. Osos y lobos en la Cordillera Cantábrica. Alberto Fernández Gil, 2013:http://digital.csic.es/handle/10261/88581)

Por último, baseando-nos nos dados científicos e de conservação actuais do lobo na Pensinula Ibérica, julgamos que o diferente nível de protecção da espécie a Norte e Sul do Douro não tem sentido. Também não nos parece legítimo que o poder final de gestão/controlo populacional/morte da espécie resida nas diferentes administrações autónomas espanholas. Em Portugal, o lobo ibérico está ESTRICTAMENTE PROTEGIDO e esta protecção sustenta-se através do apoio do Governo português e também dos importantes fundos que a UE investe na sua conservação. A população de lobo em Portugal pertence à população ibérica global, portanto, não tem sentido que os lobos que cruzem a “raia” fronteiriça, cuja conservação é paga por todos os europeus, possam ser caçados em Espanha impunemente e de forma legal.

Solicitamos o apoio determinado das diferentes administrações autónomas espanholas na conservação de uma espécie emblemática da Peninsula Ibérica como é o nosso Canis lupus signatus. Além disso apoiando o desenvolvimento de estratégias sócio-económicas sustentáveis baseadas no lobo, na sua cultura e tradições associadas, com séculos de história em toda a Peninsula Ibérica.

ESPANHÓIS, PORTUGUESES, EUROPEUS EM GERAL, NÃO QUEREMOS MAIS MORTE! QUEREMOS UM #LOBOPROTEGIDOYA

Petición cerrada

Esta petición ha conseguido 143.197 firmas