#QuebrandoSilencioLiberato

O problema

#QUEBRANDOSILENCIOLIBERATO

Manifesto conjunto

Nós, professores, pais, alunas e alunos, funcionários, entidades, imprensa, parlamentares e demais integrantes da sociedade civil, nos levantamos, em um ato de revolta e manifestação, contra toda e qualquer violência em âmbito escolar. Seja ela dada por assédios diretos ou indiretos, intencionados ou não.

Estamos em luta contra a cultura do ódio às mulheres, a prática da violência sexual, moral e psicológica em âmbito escolar, pelo fim da discriminação e violência de gênero, por uma educação menos sexista e patriarcal.

A escalada de ameaças, humilhações e ataques que culminam no silenciamento de meninas e mulheres e deve ser combatido. A violência contra corpos femininos é um problema estrutural da cultura machista, racista e homo-lesbo-transfóbica, que nega às mulheres o direito a uma vida livre e plena.

Ideias e atitudes misóginas transformaram-se em comportamento aceito e legitimado pela sociedade, contaminando o Executivo, o Legislativo, o Judiciário e até mesmo equipes docentes, capazes de sentenças e responsabilidades pautadas em decisões sexistas e de ressuscitar arcaicos argumentos da “legítima defesa da honra”, da “passionalidade”, da “perseguição”, do “comportamento educativo”, da “falta de intenção em cometê-lo” ou até mesmo “falta de informação” como uma espécie de “mérito” ou “desculpa” para absolver assediadores e criminosos em potencial. 

Isso confirma a negligência e inoperância do Estado Brasileiro no enfrentamento à violência contra as mulheres dentro e fora do ambiente escolar. Medo de punição e de retaliação, alimentados no contexto da cultura do estupro e do assédio, impedem mulheres e meninas de relatar agressões praticadas por colegas, namorados, funcionários e professores.

As que se insurgem permanecendo na resistência ao machismo e ao racismo, como professoras e alunas, colocando-se na linha de frente, acabam por sofrer diversas ameaças e medidas pouco cautelares, como exposição, perseguição e falta de responsabilização.

A ascensão de pessoas, grupos e ideias que propagam e cultuam atitudes machistas e racistas, coloniais e de subordinação e dominação das mulheres e meninas, precisa parar por aqui. 

Aos setores democráticos da sociedade, que se unem contra o machismo, um alerta: é imprescindível que reconheçam que as violências contra as mulheres são uma desafiadora questão a enfrentar, principalmente no âmbito escolar e que, deve-se ter todo o cuidado com a segurança e preservação de toda e qualquer vítima do sistema.    

O que precisamos nesse momento é de programas consistentes de enfrentamento à cultura patriarcal e racista que leva ao assédio e a violência. Do contrário, não haverá avanços na educação e no enfrentamento dessa cultura violenta e patriarcal. É evidente que o machismo, os ataques brutais e a ameaças arruínam o avanço.

É imprescindível a união coletiva para lutar por uma verdadeira reforma na educação sexista em que nos encontramos, pela inclusão no âmbito escolar da temática dos direitos humanos, gênero e raça na expectativa de desconstruir de vez as ideologias patriarcais capitalistas e racistas que sustentam a violência contra nós, mulheres, em nome de uma noção arcaica de família e poder.

Amparadas pela Lei 15.484/2020 e aqui, em Manifesto, defendemos a promoção de ações que visem à valorização de mulheres e meninas e a prevenção, combate e identificação da violência contra as mulheres em âmbito escolar, onde o Parlamento, o Sistema de Justiça e o Executivo, assim como outras instâncias de poder e decisão, como equipes diretivas, frentes de trabalho e secretarias de gestão, possam ser mobilizadas e atravessadas pelo legado de enfrentamento, para conter tudo isso.

Por estas razões é que, em público, em nosso nome e em nome daquelas que não estão entre nós para gritar, pois foram silenciadas, nós dizemos CHEGA DE ASSÉDIO! 

Firmes na resistência, acolhendo todas as pessoas indignadas com a tragédia da violência contra mulheres como nós, vítimas e testemunhas, assinam este Manifesto:

Entidades da sociedade civil:

Coletivo Camélias

Coletivo Feminista Elza Soares

Coletivo Feminista Plural

Coletivo Fora Da Ordem

Coletivo Kizomba

Coletivo Negratividade

Coletivo Teremos Vez

Marcha Mundial de mulheres RS  

MTD\RS - Movimento de trabalhadoras e trabalhadores por direitos

UBES - União nacional de estudantes secundaristas

Parlamentares:

Deputada Estadual Sofia Cavedon (PT/RS)

Deputada Federal Maria do Rosário (PT/RS)

Vereadora Ana Affonso (PT/SL) – Presidente da Câmara de São Leopoldo

Vereadora Iara Cardoso (PDT/SL) – Procuradora da Mulher de São Leopoldo

Vereadora Nadir Maria de Jesus (PT/SL)

Vereador Ênio Brizola (PT/NH)

Vereador Tiago Silveira (PT/SL)

Comunidade Escolar:

Coletivo Feminista Liberato

Coletivo LGBT Liberato

Coletivo Negro Liberato

Grêmio Estudantil Maio de 68

     Frente de professoras e professores:

Aline Brugalli Bicca

Ana Izabel dos Santos Fernandes

Andréa Maria Escobar

Carla Kereski Ruschel

Daiana Campani

Daniel Jacobus

Deise Gabriela Bays

Giele Rocha Dorneles

Hildete Flores Rodrigues

Irineu Alfredo Ronconi Junior

Iris Vitória Pires Lisboa

Jaqueline Brummelhaus

José Celmar Roir da Silva

Juliano Franceso Antoniolli

Laura Cordova Matte

Leandro Andrighetti

Liane Filomena Müller

Luiz André Mützenberg

Luiz Mello da Rosa

Marcelo Ribeiro de Freitas

Maria Emília Lubian

Maira Graciela Daniel

Nair Cristina Müller

Paola Del Vecchio

Platão Gonçalves Terra Neto

Raquel Lima de Paula

Regina Ungaretti

Rita de Cássia Oliveira

Ronaldo do Espirito Santo Rodrigues

Rosane Catarina dos Santos

Rosiane da Silva Rodrigues

Schana Andreia da Silva

Schirlei Viviane Rossa

Sheila Cristiane Schwendler

Simone Borges Rempel

Silvana Maria Silva

Sônia Rosele Porto Machado

Vilson Joselito Schutz

Viviane de Lima

    Frente de alunas e alunos, representados por turma e curso:

  Química                                                 Eletrotécnica

1111 – 33 assinaturas                             2111 – 30 assinaturas

1112 – 21 assinaturas                             2112 – 16 assinaturas

1123 – 27 assinaturas                             2123 – 18 assinaturas

1124 – 31 assinaturas                             2124 – 24 assinaturas

1211 – 30 assinaturas                             2211 – 24 assinaturas

1212 – 15 assinaturas                             2212 – 30 assinaturas

1223 – 24 assinaturas                             2223 – 27 assinaturas

1224 – 28 assinaturas                             2224 – 24 assinaturas

1311 – 28 assinaturas                             2311 – 26 assinaturas

1312 – 32 assinaturas                             2312 – 26 assinaturas

1323 – 28 assinaturas                             2323 – 21 assinaturas

1324 – 14 assinaturas                             2324 – 25 assinaturas

1411 – 29 assinaturas                             2411 – 30 assinaturas

1412 – 30 assinaturas                             2412 – 23 assinaturas

1423 – 26 assinaturas                             2423 – 26 assinaturas

 

Mecânica                                                     Eletrônica

3111 – 32 assinaturas                             4111 – 26 assinaturas

3112 – 32 assinaturas                             4112 – 24 assinaturas

3123 – 15 assinaturas                             4123 – 07 assinaturas

3124 – 31 assinaturas                             4124 – 06 assinaturas

3211 – 27 assinaturas                             4211 – 17 assinaturas

3212 – 22 assinaturas                             4212 – 26 assinaturas

3223 – 22 assinaturas                             4223 – 08 assinaturas

3224 – 24 assinaturas                             4224 – 14 assinaturas

3311 – 31 assinaturas                             4311 – 21 assinaturas

3312 – 28 assinaturas                             4312 – 32 assinaturas

3323 – 19 assinaturas                             4323 – 28 assinaturas

3324 – 14 assinaturas                             4324 – 20 assinaturas

3411 – 30 assinaturas                             4411 – 07 assinaturas

3412 – 31 assinaturas                             4412 – 23 assinaturas

                                                                  4423 – 26 assinaturas

Equipes Gincaneiras:

Atrôpelando

Avalon

Gorgon

Grupo de Risco

Guardiões do Vale

Hakuna Matata

Máfia da Graxa

TatuCascalho

TNT

Trio Eletro

Velhos Parceiros

10.982

O problema

#QUEBRANDOSILENCIOLIBERATO

Manifesto conjunto

Nós, professores, pais, alunas e alunos, funcionários, entidades, imprensa, parlamentares e demais integrantes da sociedade civil, nos levantamos, em um ato de revolta e manifestação, contra toda e qualquer violência em âmbito escolar. Seja ela dada por assédios diretos ou indiretos, intencionados ou não.

Estamos em luta contra a cultura do ódio às mulheres, a prática da violência sexual, moral e psicológica em âmbito escolar, pelo fim da discriminação e violência de gênero, por uma educação menos sexista e patriarcal.

A escalada de ameaças, humilhações e ataques que culminam no silenciamento de meninas e mulheres e deve ser combatido. A violência contra corpos femininos é um problema estrutural da cultura machista, racista e homo-lesbo-transfóbica, que nega às mulheres o direito a uma vida livre e plena.

Ideias e atitudes misóginas transformaram-se em comportamento aceito e legitimado pela sociedade, contaminando o Executivo, o Legislativo, o Judiciário e até mesmo equipes docentes, capazes de sentenças e responsabilidades pautadas em decisões sexistas e de ressuscitar arcaicos argumentos da “legítima defesa da honra”, da “passionalidade”, da “perseguição”, do “comportamento educativo”, da “falta de intenção em cometê-lo” ou até mesmo “falta de informação” como uma espécie de “mérito” ou “desculpa” para absolver assediadores e criminosos em potencial. 

Isso confirma a negligência e inoperância do Estado Brasileiro no enfrentamento à violência contra as mulheres dentro e fora do ambiente escolar. Medo de punição e de retaliação, alimentados no contexto da cultura do estupro e do assédio, impedem mulheres e meninas de relatar agressões praticadas por colegas, namorados, funcionários e professores.

As que se insurgem permanecendo na resistência ao machismo e ao racismo, como professoras e alunas, colocando-se na linha de frente, acabam por sofrer diversas ameaças e medidas pouco cautelares, como exposição, perseguição e falta de responsabilização.

A ascensão de pessoas, grupos e ideias que propagam e cultuam atitudes machistas e racistas, coloniais e de subordinação e dominação das mulheres e meninas, precisa parar por aqui. 

Aos setores democráticos da sociedade, que se unem contra o machismo, um alerta: é imprescindível que reconheçam que as violências contra as mulheres são uma desafiadora questão a enfrentar, principalmente no âmbito escolar e que, deve-se ter todo o cuidado com a segurança e preservação de toda e qualquer vítima do sistema.    

O que precisamos nesse momento é de programas consistentes de enfrentamento à cultura patriarcal e racista que leva ao assédio e a violência. Do contrário, não haverá avanços na educação e no enfrentamento dessa cultura violenta e patriarcal. É evidente que o machismo, os ataques brutais e a ameaças arruínam o avanço.

É imprescindível a união coletiva para lutar por uma verdadeira reforma na educação sexista em que nos encontramos, pela inclusão no âmbito escolar da temática dos direitos humanos, gênero e raça na expectativa de desconstruir de vez as ideologias patriarcais capitalistas e racistas que sustentam a violência contra nós, mulheres, em nome de uma noção arcaica de família e poder.

Amparadas pela Lei 15.484/2020 e aqui, em Manifesto, defendemos a promoção de ações que visem à valorização de mulheres e meninas e a prevenção, combate e identificação da violência contra as mulheres em âmbito escolar, onde o Parlamento, o Sistema de Justiça e o Executivo, assim como outras instâncias de poder e decisão, como equipes diretivas, frentes de trabalho e secretarias de gestão, possam ser mobilizadas e atravessadas pelo legado de enfrentamento, para conter tudo isso.

Por estas razões é que, em público, em nosso nome e em nome daquelas que não estão entre nós para gritar, pois foram silenciadas, nós dizemos CHEGA DE ASSÉDIO! 

Firmes na resistência, acolhendo todas as pessoas indignadas com a tragédia da violência contra mulheres como nós, vítimas e testemunhas, assinam este Manifesto:

Entidades da sociedade civil:

Coletivo Camélias

Coletivo Feminista Elza Soares

Coletivo Feminista Plural

Coletivo Fora Da Ordem

Coletivo Kizomba

Coletivo Negratividade

Coletivo Teremos Vez

Marcha Mundial de mulheres RS  

MTD\RS - Movimento de trabalhadoras e trabalhadores por direitos

UBES - União nacional de estudantes secundaristas

Parlamentares:

Deputada Estadual Sofia Cavedon (PT/RS)

Deputada Federal Maria do Rosário (PT/RS)

Vereadora Ana Affonso (PT/SL) – Presidente da Câmara de São Leopoldo

Vereadora Iara Cardoso (PDT/SL) – Procuradora da Mulher de São Leopoldo

Vereadora Nadir Maria de Jesus (PT/SL)

Vereador Ênio Brizola (PT/NH)

Vereador Tiago Silveira (PT/SL)

Comunidade Escolar:

Coletivo Feminista Liberato

Coletivo LGBT Liberato

Coletivo Negro Liberato

Grêmio Estudantil Maio de 68

     Frente de professoras e professores:

Aline Brugalli Bicca

Ana Izabel dos Santos Fernandes

Andréa Maria Escobar

Carla Kereski Ruschel

Daiana Campani

Daniel Jacobus

Deise Gabriela Bays

Giele Rocha Dorneles

Hildete Flores Rodrigues

Irineu Alfredo Ronconi Junior

Iris Vitória Pires Lisboa

Jaqueline Brummelhaus

José Celmar Roir da Silva

Juliano Franceso Antoniolli

Laura Cordova Matte

Leandro Andrighetti

Liane Filomena Müller

Luiz André Mützenberg

Luiz Mello da Rosa

Marcelo Ribeiro de Freitas

Maria Emília Lubian

Maira Graciela Daniel

Nair Cristina Müller

Paola Del Vecchio

Platão Gonçalves Terra Neto

Raquel Lima de Paula

Regina Ungaretti

Rita de Cássia Oliveira

Ronaldo do Espirito Santo Rodrigues

Rosane Catarina dos Santos

Rosiane da Silva Rodrigues

Schana Andreia da Silva

Schirlei Viviane Rossa

Sheila Cristiane Schwendler

Simone Borges Rempel

Silvana Maria Silva

Sônia Rosele Porto Machado

Vilson Joselito Schutz

Viviane de Lima

    Frente de alunas e alunos, representados por turma e curso:

  Química                                                 Eletrotécnica

1111 – 33 assinaturas                             2111 – 30 assinaturas

1112 – 21 assinaturas                             2112 – 16 assinaturas

1123 – 27 assinaturas                             2123 – 18 assinaturas

1124 – 31 assinaturas                             2124 – 24 assinaturas

1211 – 30 assinaturas                             2211 – 24 assinaturas

1212 – 15 assinaturas                             2212 – 30 assinaturas

1223 – 24 assinaturas                             2223 – 27 assinaturas

1224 – 28 assinaturas                             2224 – 24 assinaturas

1311 – 28 assinaturas                             2311 – 26 assinaturas

1312 – 32 assinaturas                             2312 – 26 assinaturas

1323 – 28 assinaturas                             2323 – 21 assinaturas

1324 – 14 assinaturas                             2324 – 25 assinaturas

1411 – 29 assinaturas                             2411 – 30 assinaturas

1412 – 30 assinaturas                             2412 – 23 assinaturas

1423 – 26 assinaturas                             2423 – 26 assinaturas

 

Mecânica                                                     Eletrônica

3111 – 32 assinaturas                             4111 – 26 assinaturas

3112 – 32 assinaturas                             4112 – 24 assinaturas

3123 – 15 assinaturas                             4123 – 07 assinaturas

3124 – 31 assinaturas                             4124 – 06 assinaturas

3211 – 27 assinaturas                             4211 – 17 assinaturas

3212 – 22 assinaturas                             4212 – 26 assinaturas

3223 – 22 assinaturas                             4223 – 08 assinaturas

3224 – 24 assinaturas                             4224 – 14 assinaturas

3311 – 31 assinaturas                             4311 – 21 assinaturas

3312 – 28 assinaturas                             4312 – 32 assinaturas

3323 – 19 assinaturas                             4323 – 28 assinaturas

3324 – 14 assinaturas                             4324 – 20 assinaturas

3411 – 30 assinaturas                             4411 – 07 assinaturas

3412 – 31 assinaturas                             4412 – 23 assinaturas

                                                                  4423 – 26 assinaturas

Equipes Gincaneiras:

Atrôpelando

Avalon

Gorgon

Grupo de Risco

Guardiões do Vale

Hakuna Matata

Máfia da Graxa

TatuCascalho

TNT

Trio Eletro

Velhos Parceiros

Os tomadores de decisão

Equipe diretiva
Equipe diretiva

Atualizações do abaixo-assinado

Compartilhar este abaixo-assinado

Abaixo-assinado criado em 21 de abril de 2021