Em Defesa da Licenciatura em Química/UFPR – Turno Noturno

1.641

O problema

"Não é possível educar apagando o chão da escola. Não é possível formar professores sem valorizar a sua existência."

A comunidade acadêmica do curso de Licenciatura em Química – Turno Noturno da UFPR vem, por meio desta petição, expressar profunda repudia e preocupação diante da aplicação de um questionário recente intitulado “Avaliação do perfil dos alunos – Turno noturno”, pela atual coordenação do Curso de Química da UFPR.

Embora apresentado como um simples instrumento de diagnóstico, o questionário em questão revela, em sua estrutura e nas entrelinhas de suas perguntas, um viés preocupante que pode, além de induzir respostas tendenciosas, ser interpretado como um levantamento para justificar o desmonte ou o encerramento gradual da licenciatura em Química no período noturno.

Não há, no questionário:

i) espaço para ouvir as vozes e as angústias dos estudantes;

ii) interesse em identificar as reais dificuldades estruturais, pedagógicas ou financeiras do curso;

iii) abertura para sugestões de melhoria ou construção coletiva; e, dentre outros,

iv) avaliação da organização curricular e das ações da coordenação.

Há, no entanto:

i) perguntas que induzem à comparação com outros cursos e turnos;

ii) um destaque exagerado a alternativas de mudança, como se permanecer na licenciatura fosse uma escolha insuficiente;

iii) indução à reflexão sobre a permanência no curso e reforço a ideia de que há outros caminhos mais atraentes; e,

iv) uma ausência gritante de valorização da profissão docente e da luta histórica dos cursos noturnos, que atendem majoritariamente trabalhadores e trabalhadoras que resistem em estudar após longas jornadas.

O questionário ignora que a formação de professores é uma política pública estratégica, assegurada pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei nº 9.394/96), que, em seu artigo 62, determina que a formação de docentes para atuar na Educação Básica deve ocorrer em cursos de licenciatura plena, em instituições de ensino superior. Ignora, ainda, a própria missão da universidade pública: formar sujeitos críticos, comprometidos com a transformação social.

O curso noturno de Licenciatura em Química não é um curso de segunda linha. É uma trincheira de resistência; é onde nascem professores que enfrentam desigualdades para manter acesa a chama do conhecimento.

Diante disso, os(as) abaixo-assinados(as) exigem:
1.    Esclarecimento público da coordenação do curso de Química da UFPR quanto aos reais objetivos do questionário aplicado.
2.    Compromisso formal da universidade com a manutenção e o fortalecimento da licenciatura noturna em Química, com investimentos em permanência estudantil, infraestrutura, estágios e valorização da docência.
3.    Abertura de espaços democráticos de escuta e deliberação junto aos estudantes, professores e técnicos administrativos do curso.
4.    Caso se comprove a intenção de desmobilização do curso, apuração institucional e responsabilização dos envolvidos, conforme o Regimento Geral da UFPR e os princípios da gestão democrática do ensino público.

Educar é um ato de esperança. Mas toda esperança exige luta. Por isso, levantamos nossas vozes em defesa da formação docente, da educação pública e da dignidade dos que ousam ensinar e aprender à noite.

avatar of the starter
Júlia Do CarmoCriador do abaixo-assinado

Mensagens de apoiadores

Atualizações do abaixo-assinado