Petition Closed
Petitioning Concurso Miss Bahia and 2 others

Concurso Miss Bahia e Rede Bandeirantes: Por que faltam meninas negras no Miss Bahia 2013?

* ATUALIZAÇÃO* No dia 25 de maio foi eleita a Miss Bahia e para a nossa alegria a candidata escolhida foi a Priscila Cidreira, candidata negra, de 22 anos. Acreditamos que apesar de não ter uma resposta oficial dos organizadores do concurso, a repercussão do abaixo-assinado e polêmica nas redes sociais serviu para alertar os organizadores a pensarem sériamente em rever os critérios adotados para seleção e eleição das candidatas. Esperamos agora que a representatividade de meninas negras seja muito maior em 2014 - obrigado a todos que assinaram esta campanha!

Apesar das meninas finalistas do Miss Bahia 2013 serem lindas, é totalmente improvável que em um estado onde aproximadamente 80% das pessoas se consideram negras ou pardas, haja tão pouca representatividade de meninas destas etnia no concurso final para eleger a menina mais bonita do estado. Por isso eu peço uma explicação imediata dos organizadores do concurso, alteração dos juízes, formação de uma comissão fiscalizadora, ações para aumentar a representatividade de meninas negras e uma revisão dos padrões de beleza adotados pela atual mesa de jurados do concurso.

"Traços do fenótipo africano, como o formato do nariz, dos lábios e o tipo de cabelo são considerados feios. Isso é característica do racismo de marca vigente no Brasil, de acordo com Oracy Nogueira, e também é fruto de um padrão de beleza que valoriza a estética europeia, onde são consideradas lindas, por exemplo, mulheres brancas, com cabelos lisos e louros, olhos azuis e, preferencialmente, magras". - diz o sociólogo Roberto Izoton no seu blog, comentando a composição das candidatas

A representatividade étnica das finalistas do concurso não deixam dúvida de que há por parte dos juízes uma preferência óbvia por biotipo. Portanto, vamos fazer justiça por todas as meninas negras lindas, que tem o direito de sonhar em um dia ser Miss Bahia. Ou Miss Brasil e quem sabe, Miss Universo. Vamos assinar para que a cara do Miss Bahia 2014 seja bem diferente

Letter to
Concurso Miss Bahia