Chega de “Dá pra pagar menos?” Salário mínimo mundial já!

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 75.000!

EN / DE / FR / ES / IT

Em todo o mundo, mais de um bilhão de pessoas continuam recebendo menos de um dólar por hora. Mas agora, estamos diante de um avanço histórico. Agora, finalmente existe a chance de estabelecer um piso salarial mundial mais humano. Com um passo muito simples. O que aconteceu? O que deve ser feito?

Dois anos e meio atrás, com essa petição da Change.org e o nosso livro “A Revolução de 1 Dólar”, exigimos a introdução de um piso salarial, um salário mínimo global de pelo menos US$ 1 por hora. Para os trabalhadores têxteis no setor mais mal pago de Bangladesh, o salário mínimo era de 30 centavos, e mesmo esse valor frequentemente não era pago. E justamente os trabalhadores têxteis no setor mais mal pago de Bangladesh conseguiram o milagre: Em apenas dois anos e meio, seu salário mínimo aumentou quase 4 vezes – de 30 para 110 centavos, ou seja, US$ 1,10. Assim, cai o último argumento de que impor um salário mínimo mundial de um dólar é uma utopia mundial! Estamos agora em uma encruzilhada – ou a constante competição do dumping “Dá pra pagar menos?” e os conflitos relacionados a isso, ou um avanço histórico para um salário mínimo global organizado e neutro em termos de concorrência.

Um caminho é continuar com a dura competição “livre” pelos salários mais baixos. Os compradores pechincham por cada centavo com a mesma pergunta: “Dá pra pagar menos?” Mas é realmente útil hoje, mesmo do ponto de vista econômico, manter escravos? Ou não é muito mais significativo para todos nós se eles forem libertos, como já aconteceu centenas de milhões de vezes na China, tornando-se trabalhadores melhor remunerados e, ao mesmo tempo, consumidores com maior poder de compra? Como a Europa seria afetada se também houvesse salários minimamente humanos na África? Seria vantajoso para todos os envolvidos.

O feitiço foi quebrado: Um salário mínimo legal, mesmo além da nossa antiga demanda “utópica”, é irrefutavelmente possível. Ao mesmo tempo, após os longos protestos e bloqueios dos trabalhadores têxteis em Bangladesh, temos que reconhecer que a paciência dos trabalhadores escravizados acabará em todos os lugares e eles irão à luta se não lhes oferecermos nenhuma outra perspectiva, melhor e mais sábia.

Então inevitavelmente surge a questão: O objetivo absolutamente correto de um salário mínimo mundial humano só pode ser alcançado através da luta? Ou podemos parar e pensar em um caminho muito mais inteligente para o mesmo destino. Se nós, como consumidores, teríamos desvantagens diante de um salário mínimo global para os trabalhadores escravizados de hoje, podemos responder com uma pergunta simples: Alguém reparou que o salário por hora dos trabalhadores têxteis de Bangladesh aumentou de forma significativa? Nós não percebemos isso, porque os salários, apesar do salário mínimo, representam apenas uma fração do custo total, desde a fabricação até a importação para os nossos países. Com salários mínimos justos em todo o mundo e, portanto, o fim da pobreza, desapareceria uma das principais causas dos fluxos de refugiados, da destruição ambiental, das guerras e da busca extremada por vantagem a qualquer custo.

A ONU, a Organização Internacional do Trabalho OIT, a UE, governos e empresas devem agora refletir se vão tomar a iniciativa de uma solução incomparavelmente mais significativa e muito simples: A introdução de um Salário Mínimo Global obrigatório e, portanto, neutro em termos de concorrência para todas as empresas do mundo. Todas as empresas seriam igualmente afetadas, de modo que nenhuma delas precisaria temer desvantagens em relação à concorrência.

A ONU pode e deve declarar um Salário Mínimo Global como direito humano inalienável.

A OIT deve estabelecer e impor um salário mínimo global obrigatório de US$ 1/hora ou mais como piso.

A União Europeia pode e deve simplesmente estabelecer uma norma de que, a partir de determinada data, sejam importados somente produtos em cuja produção tiverem sido pagos salários acima do piso global de 1 dólar por hora ou mais. A UE já aprovou muitos regulamentos sobre normas sanitárias e ambientais, que devem ser cumpridos por todos os produtos comercializados na UE e importados para os países-membros. As empresas que operam internacionalmente se submetem a esses padrões, porque não podem se dar ao luxo de deixar o mercado europeu para trás. Em nosso livro “A Revolução de 1 Dólar”, descrevemos um sistema para seu estabelecimento e controle. Além disso, também descrevemos detalhadamente as imensas Vantagens de uma solução neutra em termos de concorrência para todos.

Esta é, de longe, a maneira mais curta, eficaz e realista de definir enquanto direito humano um salário mínimo global como piso mínimo. A pechincha desumana do “Dá pra pagar menos” na competição pelos mais baixos salários de exploração seria finalmente eliminada. Acima do salário mínimo, pode valer – assim como ocorre em nosso país – a soberania salarial normal.

Portanto: Apoie esta petição por um Salário Mínimo Global, como requisito mínimo aos Direitos Humanos e como medida altamente eficaz, porque com um salário mínimo, 100% do dinheiro chega a 100% dos afetados. E apoie esta petição também como um teste: Será que nós somos capazes de enfrentar as grandes e atrasadas correções na economia mundial e na sociedade mundial com passos suficientemente grandes? Este é um caso de teste para a nossa iniciativa recentemente lançada “Economy to Weconomy”, de uma economia com abusos de direitos humanos para bilhões de pessoas a uma economia global solidária e humana, que nós chamamos de Weconomy. (Veja: www.economy2weconomy.net)