Bruno Covas, sancione o PL do Passe Livre para Estudantes de Cursinhos Populares!

Bruno Covas, sancione o PL do Passe Livre para Estudantes de Cursinhos Populares!
A importância deste abaixo-assinado

ATUALIZAÇÃO: Falta muito pouco para conseguirmos nosso objetivo!
No último dia 16, os vereadores de São Paulo APROVARAM o PL Nº508/16. Agora, resta apenas o prefeito Bruno Covas SANCIONAR o projeto para que os estudantes de cursinhos populares possam desfrutar do direito ao transporte público para chegar a seus locais de estudos.
Entretanto, recebemos a informação de que o prefeito estaria pensando em VETAR o PL, o que representaria um GRANDE BAQUE para os cursinhos populares.
Assim, a hora é a de aumentar nossa pressão sobre o prefeito Bruno Covas! Assine e compartilhe esse abaixo-assinado no Facebook, Twitter, grupos de WhatsApp e Telegram!
#SANCIONACOVAS
* * *
MANIFESTO PELA SANÇÃO DO PL 508/2016, QUE ESTABELECE O PASSE LIVRE ESTUDANTIL NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO PARA ESTUDANTES DE CURSINHOS POPULARES
O ingresso de estudantes pobres no ensino superior é fortemente limitado pelos obstáculos da qualidade do ensino público, pelas condições sociais e econômicas precárias e pela falta de políticas públicas eficientes na inclusão educacional. Assim, os cursinhos populares são uma forma alternativa para os(as) jovens lidarem com um sistema desfavorável que, por sua vez, é fruto de uma desigualdade histórica e muitas vezes endossada pelo Estado. Porém, um dos entraves encontrados por esses(as) estudantes é o alto valor da tarifa do transporte público, o que faz com que muitos e muitas desistam de frequentar os cursinhos populares, justamente por não conseguirem arcar com o preço da passagem.
Visando eliminar essa barreira, em 2016 foi apresentado na Câmara Municipal de São Paulo o Projeto de Lei nº 508 (PL 508/16), que busca estender o direito ao Passe Livre Estudantil nos ônibus municipais para estudantes dos cursinhos populares da cidade. Em 2017, o PL chegou a ser aprovado pelos vereadores em primeiro turno. Após a aprovação, foi constituído um grupo de trabalho formado por representantes de cursinhos populares de São Paulo e por membros da equipe técnica da SPTrans e da Secretaria Municipal de Transportes. Como resultado desse esforço, foi elaborado um novo texto para o PL 508/16, com o objetivo de aperfeiçoar o texto inicial, fazendo com que não houvesse nenhum impedimento legal ou financeiro para futura sanção do projeto pelo prefeito. Agora, a Câmara Municipal deve votar o PL a qualquer momento em segundo turno. Caso ele seja aprovado, faltará a sanção do Prefeito Bruno Covas para se tornar lei.
No entanto, há um problema: o Prefeito Bruno Covas já indicou que deverá vetar o projeto caso ele seja aprovado pelos vereadores da cidade. Portanto, nossos desafios são: conseguir que a Câmara Municipal de São Paulo aprove o PL 508/16 em segundo turno e pressionar o Prefeito Bruno Covas para que sancione o projeto.
Para isso precisamos da colaboração de todos(as) que defendem a inclusão no Ensino Superior dos jovens das camadas mais pobres da sociedade na luta pela aprovação do PL 508/16! Juntar forças em um momento como este é mostrar que estamos realmente comprometidos em fazer com que o ingresso na universidade deixe de ser um sonho e passe a ser um direito de fato. Não podemos mais tolerar que jovens provenientes das classes trabalhadoras sofram os impactos negativos de um sistema cruel e excludente. Devemos nos unir para exigir que o poder público também faça sua parte para facilitar o acesso à universidade pelas camadas populares.
Assim, chamamos todos os cursinhos populares da cidade de São Paulo, bem como estudantes, colaboradores(as) e simpatizantes da causa, para fazer parte da luta em prol do PASSE LIVRE ESTUDANTIL para os cursinhos populares!
Mais informações:
FaceBook: @frentedecursinhos
E-mail: frentedecursinhospopulares@gmail.com
Projeto de Lei 508/2016: http://documentacao.camara.sp.gov.br/iah/fulltext/projeto/PL0508-2016.pdf
Tomadores de decisão
- Bruno covasPrefeito
- Edson CaramSecretário de Mobilidade e Transportes
- Isabel Amorim SicherleChefe de Gabinete da Secom
- Malde Maria Vilas BôasSecretária Municipal de Gestão