Decision Maker

Governo de Brasília

Brasília é a sede do Distrito Federal, com mais de 2,9 milhões de habitantes servidos pela estrutura liderada hoje por Rodrigo Rollemberg (PSB). Nesta página, você pode dar sugestões para a cidade ou pedir para ele resolver o seu problema.


Does Governo de Brasília have the power to decide or influence something you want to change? Start a petition to this decision maker.Start a petition
Victory
Petitioning Humberto da Fonseca, secretário da saúde do Distrito Federal

Aprove a cirurgia no coração do meu filho Artur! Ele corre risco de vida!

Moro em Brasília, sou mãe e peço sua ajuda para o meu filho Artur, um bebê de 5 meses que precisa de uma cirurgia urgente no coração. Ele está internado no HRT (Hospital Regional de Taguatinga). Meu filho está esperando há meses pela cirurgia, que não foi confirmada pela Secretaria da Saúde do DF até agora. Ajude assinando e divulgando esta petição para pedir ao secretário da Saúde, Humberto da Fonseca, que garanta uma vaga para a cirurgia do Artur. A situação do Artur é crítica. Se a operação demorar, o pulmão dele pode ficar prejudicado e ele terá sequelas. Meu filho não vai aguentar infeções, pneumonias e outros problemas que podem aparecer em uma longa internação. O caso do Artur tem solução, mas a cirurgia tem que ser rápida! Bebês com Síndrome de Down e problemas no coração, como o Artur, precisam ser operados por volta dos 6 meses de idade, ou sofrerão de hipertensão pulmonar pelo resto da vida. Assine, divulgue e compartilhe para cobrar a Secretaria de Saúde!

Debora Mendes
174,601 supporters
Victory
Petitioning Leo Lima, presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul

Daniel perde na justiça o direito de fazer seu tratamento em casa. Ajude a mudar isso!

O Dani é portador de uma doença genética degenerativa que acabou com a força muscular de todo o seu corpo, por isso ele precisa de aparelhos para respirar e usa sondas para receber alimentação, estando sob cuidado 24 horas por dia.  Por longos anos o seu lar era um leito na UTI do hospital, até que em 2013 sua família conseguiu uma liminar para que ele tivesse o tratamento em casa.  Os custos são elevados (R$ 55 mil por mês para manter o aluguel dos aparelhos, profissionais, medicamentos e alimentação, sendo que uma lata de leite custa R$ 250,00 e dura dois dias).  O Estado recorreu e agora o Dani terá que voltar a morar no hospital, onde estará sujeito a todo tipo de infecções, além de anemias e pneumonias (comuns na época do tratamento no hospital).  Além do mais, não poderá interagir com a família e amigos, nem ver o colorido dos dias e brincar com seus animaizinhos. Será que nossas autoridades tem o direito de decidir sobre a qualidade de vida de uma criança? Será que ela pode ser condenada a viver em um hospital? Ajude-nos a mudar isso.

Camila da Silva
67,588 supporters
Victory
Petitioning Humberto Fonseca, secretário de saúde do DF

Aprove a cirurgia no coração do meu sobrinho William! Ele corre risco de vida!

Moro no Distrito Federal e sou tia do William, um bebê com 16 dias de vida que precisa de uma cirurgia urgente no coração. Ele está internado no Hospital Regional de Ceilândia (HRCeilândia), e precisa ser transferido para um hospital especializado imediatamente! O caso do William é crítico. Se a cirurgia demorar, ele pode morrer. Por favor assine e compartilhe minha petição para que meu sobrinho possa viver! Nossa família já tem uma decisão favorável da Justiça para que a operação cardíaca seja feita. Mas o Governo do Distrito Federal está descumprindo, o que é um absurdo! Conto com sua ajuda para pressionarmos o Governo de Brasília e os hospitais a não deixarem o William morrer. É uma tristeza saber que o governador poderia nos ajudar, e tudo que eles dizem é para termos paciência! O meu sobrinho tem um problema cardíaco chamado Anomalia de Ebstein, é uma cardiopatia congênita. Por favor Incor, HRCeilândia, governador Rollemberg! Ajudem o William!

Daiane Oliveira
40,228 supporters
Victory
Petitioning Governo de Brasília

Cesare Battisti in Italia!

Cesare Battisti è stato riconosciuto, dalla giustizia italiana, in via definitiva, colpevole di 4 omicidi. È un'offesa a tutto il popolo italiano che tale uomo risulti libero e protetto dalle autorità di una nazione che l'Italia considera amica. Con questa petizione chiediamo che le autorità del Brasile valutino l'estradizione in Italia di Cesare Battisti, affinché egli sia assicurato alla giustizia e sconti, in carcere, la sua pena.

Roberto Sbragia
27,590 supporters
Victory
Petitioning Ouvidoria da Câmara Legislativa do Distrito Federal

Vamos proteger o Cine Drive-in de Brasília!

O Cine Drive-in de Brasília é o último em funcionamento no Brasil mas corre o risco de ser demolido. Nosso Cine Drive-in foi inaugurado em 1973, possui a maior tela de projeção cinematográfica do país, com 312 metros quadrados e tem capacidade para até 500 carros. Além de uma opção de lazer para famílias, namorados e cinéfilos, nesses 40 anos se consolidou como parte da história da cidade e de seus moradores com um público mensal estimado de 1500 espectadores. Entretanto o autódromo sofrerá grande reforma que traz o risco de desativação e demolição do Cine Drive-in. O Projeto de Lei 1608/2013 está tramitando na Câmara Legislativa do DF mas devido a interferências ainda não foi votado. O PL visa tombar o local destacando sua importância para a história da cidade e manutenção do charme retrô do último cinema Drive-in do país. A aprovação da lei somente protegerá o Cine Drive-in de eventuais interferências ou demolição motivadas pelas obras do autódromo. Isso não implica em gasto público mas dá condições para que o empreendimento, que é privado, se desenvolva e se consolide, possibilitando inclusive se tornar um ponto turístico da cidade. Essa petição pede que o PL 1608/2013 seja convertido em lei o mais rápido possível para que o Cine Drive-in de Brasília continue fazendo parte de nossa história. LEIA MAIS: Teor da Lei (link salva o arquivo no computador)http://legislacao.cl.df.gov.br/Legislacao/carregaTexto-55989!TextoRedacaoInicial!carregar.action Sobre o Cine Drive-inhttp://www.jornaldebrasilia.com.br/entretenimento/cultura/512113/sobrevivente-quarentao/ Sobre a reforma do autódromohttp://www.superesportes.com.br/app/19,62/2014/03/22/noticia_automobilismo,53646/gdf-confirma-brasilia-como-sede-da-f-indy-e-assume-reforma-do-autodromo.shtml

Urbanistas por Brasília
19,133 supporters
Victory
Petitioning Sr. José Vieira

Libertem o leão e a onça pintada que vivem no Setor Extra do Zoo de Brasília para um santuário!

Os animais estão deprimidos e vivem de forma inadequada com sua própria biologia. Os felinos estão confinados em pequenos espaços murados de alvenaria e sem ver outros animais. Felinos são animais que andam o dia todo em locais abertos, precisariam de recintos adequado à suas necessidades com grama, terra, sol onde pudessem se locomover. Em um Santuário terão um recinto amplo, com vegetação, água, poderão correr, nadar, tomar sol e terminar seus dias felizes!

Tardelli Miriam Luiza
5,861 supporters
Victory
Petitioning Reitor da Universidade de Brasília, Ivan Marques

UnB sem assédio: pelo afastamento do professor Rafael Santos de Barros e Silva

Hoje as mulheres da UnB lamentam a perda de mais uma colega, vítima de assédio e perseguição. Ontem foi a Louise Ribeiro, hoje foi a Ariadne Wojcik, amanhã pode ser meu nome nas manchetes. Ou o seu. Nós sabemos o histórico desse tipo de caso e as chances de alguém ser de fato responsabilizado. Sabemos o descaso com que tratam a queixa de mulheres, mas não vamos nos calar e não vamos deixar passar em branco. No seu último texto, Ariadne escreveu: "Peço, por favor, façam alguma coisa, ele não vai se arrepender, ele não vai parar". E a gente quer fazer nossa parte e confiar que a Universidade de Brasília faça a dela. Por isso, pedimos o afastamento de Rafael Santos de Barros e Silva (citado por Ariadne como a causa de seu suicídio) do cargo de professor até que o caso seja completamente investigado e fique esclarecido se outras alunas sofrem ou não risco semelhante. Vamos proteger nossas colegas e irmãs que podem estar passando pela mesma situação. Não estamos sozinhas. NÓS POR NÓS!

Mari Lima
5,674 supporters
Victory
Petitioning Empresa Viação Marechal DF

Viação Marechal, readmita o motorista de ônibus mais querido de Brasília!

O motorista Mauro Augusto Fernandes Gomes não merecia ser demitido. Querido por todos os alunos que pegam a sua linha todos os dias, ele sempre foi além da sua obrigação rotineira, conquistando com sua simpatia todo os passageiros e estudantes que frequentavam a sua linha.  Mauro se tornou mais do que um motorista, ele virou nosso amigo. No dia 10 de junho, nós resolvemos organizar uma festa junina na linha, para retribuir toda alegria com que ele sempre nos recebeu em seu ônibus. Ficamos indignados em descobrir que após a divulgação do evento no ônibus, a Viação Marechal demitiu Mauro de seu quadro de funcionários. Trabalhador rodoviário competente há mais de 6 anos, o Mauro faz a linha 339 que liga Ceilândia, periferia do Distrito Federal, à Universidade de Brasília, localizada no centro, no período noturno. A idéia de realizar a atividade cultural com o tema de festa junina foi iniciativa nossa, ele não deveria ser punido por isso. Pelo contrário, a Viação Marechal deveria dar um prêmio ao Mauro por ele ser o melhor motorista de ônibus de todo DF.

João Paulo Lacerda
5,327 supporters
Petitioning Opinião pública

MANIFESTO EM APOIO A CONSTRUÇÃO DO MEMORIAL DA LIBERDADE E DEMOCRACIA PRESIDENTE JOÃO GOULART

O presente manifesto tem como objetivo colher a tua assinatura e teu indispensável apoio à construção do Memorial da Liberdade e Democracia Presidente João Goulart em Brasília, capital de todos nós brasileiros. A sua participação é de suma importância, uma vez que essa significativa obra está sendo obstaculizada pelos mesmos setores de direita que não permitem o avanço do povo brasileiro e estão se organizando para solicitar e pressionar o poder público de Brasília para impedir a construção do Memorial da Liberdade e Democracia Presidente João Goulart, não permitindo que na Capital da Nação haja um espaço para defender , cultuar e enaltecer os valores soberanos de nossa cidadania. Passados mais de  50 anos do golpe de 1964, querem cassar Jango novamente, inclusive chegaram a incitar  a violência para uma manifestação de derrubada dos tapumes que cercavam a área, politizando, tergiversando valores em uma manifestação fascista que só emana da intolerância. Esta obra do arquiteto Oscar Niemeyer , nasceu da necessidade de informar ao público e as novas gerações os 21 anos do período obscuro da ditadura e a luta pela retomada da liberdade e redemocratização do país pela qual tantos brasileiros tombaram no caminho da legalidade. “Quem conhece a história de João Goulart, sabe como ele foi violentamente afastado do cargo com o golpe militar de 1964, que durante vinte anos pesou sobre o nosso país. E isso eu procurei marcar na minha arquitetura, da forma mais clara, com uma grande flecha vermelha a atingir a cúpula projetada. Dentro do amplo salão de exposições serão explicadas ao público as razões desse deplorável acontecimento, as pressões do governo norte-americano que o reacionarismo de direita naquela época procurava atender.” (Oscar Niemeyer) O Espaço da Liberdade e Democracia, mais do que um local que relate a recente história do nosso país, se propõe a ser um lugar de reflexão da vida democrática, através de eventos temáticos, desenvolvidos em seminários, debates, oficinas, palestras, mostras de filmes, exposições artísticas, entre outras atividades culturais e estará aberto gratuitamente ao público nos 365 dias do ano, essencialmente cultivando os valores que foram atingidos pelo golpe de 1964, como a liberdade, como a democracia, como o respeito aos direitos humanos e como a opção social pelos menos favorecidos. Será um espaço de reflexão dos movimentos sociais, das associações civis, do terceiro setor, dos sindicatos e de todas as agremiações que lutam pela preservação e avanço social das lutas democráticas e libertárias.  Pela defesa plena de nossa soberania e, principalmente , pela construção de um espírito de cidadania. É por isso que contamos com teu apoio, com o apoio de um “SIM” á construção de este espaço de “liberdade e democracia” que cultuará na Capital de todos os brasileiros que pregam para sempre, viver livres e em Estado Democrático de Direito. Ditadura nunca mais! Para que não se esqueça. Para que nunca mais aconteça! João Vicente Goulart Presidente do Instituto João Goulart  

Instituto Presidente João Goulart
2,357 supporters
Closed
Petitioning Ministerio de Asuntos Exteriores y de Cooperación, Governo de Brasília

APOYO PARA LA BÚSQUEDA DE HUGO, DESAPARECIDO EN LENÇÓIS, CHAPADA DIAMANTINA, BRASIL!

Hugo es un joven de 27 años y hace ya 5 meses que está desaparecido sin causa aparente en Brasil. El día 20 de diciembre a las 8.30 se registró en una de las entradas del Parque Nacional de la Chapada Diamantina, en Vale do Capäo. De allí pretendía encontrarse con un amigo en Lençóis, cruzando el parque pero nunca llegó. La família nos hemos mobilizado tanto en España como en Brasil, donde nos trasladamos y organizamos las búsquedas que nos han llevado a un lugar más concreto de su paradero. Hemos asumido todo el tiempo, gastos y dificultades que puede comportar llegar a su paradero y no vamos a parar hasta saberlo, pero por favor, pedimos al Ministerio de Asuntos Exteriores y a todas las autoridades estatales competentes para este asunto, que nos apoyen en lo que sea necesario y posible.  En la primera búsqueda con perros de rescate y salvamento, de venteo y olor específico supimos por el camino que pasó Hugo, pero aún falta saber por donde siguió. Este fin de semana se va a realizar la siguiente búsqueda que podría informar por donde continuó y hasta si salió del parque. Pero precisamos de los apoyos, infraestructuras y responsabilidad de las autoridades brasileñas, y para ello pedimos a las españolas que haga todo lo posible para ello. La siguiente búsqueda con perros está organizada para este fin de semana, y una vez hecha la solicitud de un helicóptero a la policía ambiental, militar y bomberos de Bahía, en Brasil, no hemos obtenido respuesta ni de las autoridades españolas ni brasileñas. Así,  solicitamos al Señor Ministro de Asuntos Exteriores que mueva todas las piezas consulares posibles para poder conseguir un helicóptero para la siguientes búsquedas con perros de rescate y salvamento dentro del Parque Nacional de Chapada Diamantina para la búsqueda de Hugo Ferrara Tormo. La familia estará muy agradecida y por fin descansaría en paz.

Paola Ferrara Tormo
1,925 supporters