Confirmed victory
Petitioning Reitor Ivan Marques de Toledo Camargo Reitoria da Universidade de Brasília and 2 others

VAMOS DEBATER SERIAMENTE SOBRE A VIOLÊNCIA DE GÊNERO NA UnB: SEM MAIS 'LOUISES' MORTAS

Eu me chamo Marcelo Holanda, tenho 26 anos e sou estudante de Letras/Espanhol da Universidade de Brasília/UnB.

O que me traz aqui não é nada suportável. É um horror! Chegou-se ao cúmulo do absurdo!

Uma jovem de 20 anos teve sua vida destruída, e acabada, por um rapaz que se intitulou dono dela. Do seu destino. De sua existência. E por ter havido um NÃO de Louise em relação ao assassino, a moeda de troca foi o sangue dela. Que hoje faz parte de um dos inúmeros gramados da UnB.

Não bastasse a crueza e crueldade de um crime tão bárbaro, o feminicídio - QUE MUITOS(AS) TENTAM RETIRAR DA PAUTA -, o fato aconteceu na semana do Dia Internacional da Mulher, fazendo emergir que a consciência sobre a violência de gênero ainda é tímida, mesmo diante de um horror como o caso Louise.

Não há como mais omitir. Não há como mais tolerar o intolerável: o feminicídio tem suas nuances. É física, é moral, é psicológica, é simbólica. ELAS EXISTEM.

O apelo se dá para que tratemos de enfrentar o caso como se deve, com ações e políticas públicas que permitam a discussão do assunto na esfera acadêmica, no sistema de justiça e no campo social, além de cumular a questão com medidas de segurança pública, a fim de evitar que outras 'Louises' apareçam.

Às mulheres e aos homens que entendem a gravidade da violência de gênero, em que o corpus feminino é afetado, achincalhado, massacrado, estuprado, queimado e morto, um chamado: assinem e vamos levar nossa indignação e tristeza às autoridades, como vozes emergentes e que não se calam.

Em tempo, sabemos que não basta, somente, escancarar a indignação. Algumas sugestões para efetivar nossa discussão e almejar mudanças práticas são:

1. Convidar alunos, alunas e professores a discutirem a violência de gênero em suas classes. O exemplo que tivemos é o da professora Anna More (TEL/IL/UnB), que cedeu seu tempo de aula para os alunos e alunas exporem suas dores, seus medos e suas reflexões para atingir a causa e não apenas o efeito da situação, no dia 15/3/2016;

2. Oferecer um circuito de palestras, dentro dos três 'campi', organizado exclusivamente para o fim de debater sobre o caso de Louise Ribeiro, sobre o imaginário do poder do macho, sobre a resposta efetiva que a UnB pretende dar para que outras ‘Louises’ não existam, além de informar quais outras medidas vêm sendo elaboradas pela Administração da universidade. Pensamos que a gama de professores em seus variados departamentos poderão contribuir com as exposições aos e às estudantes.

3. Definir, para não atrapalhar o calendário acadêmico já achatado, um dia previamente designado, nos três 'campi' e em simultaneidade, com palestras sendo ofertadas e, ao final, a colheita de sugestões materiais por alunos e alunas seria ideal (é preciso ouvi­-los/las e respeitar as sugestões da maioria);

4. Colher as sugestões materiais, referidas no item anterior, que abordam o sistema de segurança nas áreas comuns dos 'campi'. Não se pretende, apenas - e se a comunidade acadêmica assim definir -, o policiamento ostensivo. Isso, somente​, em lugar nenhum funciona! Mas algumas atitudes podem ser tomadas:

a) reforma geral da iluminação pública nos 'campi', que deixa a desejar;

b) inserção de um circuito interno de televisão para as áreas comuns já citadas, incluindo­-se os laboratórios onde alunos e alunas têm acesso a materiais de potencial letalidade, como o clorofórmio utilizado pelo réu confesso Vinícius;

c) além de outras que surgirem após ouvida a comunidade acadêmica nessa data a ser deferida.

Nossa mensagem é nítida:

#NãoAoFeminicídio

This petition was delivered to:
  • Reitor Ivan Marques de Toledo Camargo
    Reitoria da Universidade de Brasília
  • Chefe de Gabinete Humberto Abdalla Júnior
    Chefe de Gabinete da Reitoria da Universidade da Brasília
  • Vice-Reitora da Universidade de Brasília Sonia Báo
    Vice-Reitoria da Universidade de Brasília

Marcelo Holanda started this petition with a single signature, and won with 10,487 supporters. Start a petition to change something you care about.

The only way Reitoria da Universidade de Brasília will listen

Every signature matters and makes the petition more powerful. Add your name today and help us win.