Petition update

Atualizações do Manifesto Upiá - Reunião com o departamento e “Prospecções do Design”

Hugo Horácio Duarte
Florianopolis, Brazil

Oct 13, 2021 —

Olá a todes! No dia 17 de setembro de 2021 ocorreu uma reunião do departamento com o representante estudantil. Nela foram resolvidas as dúvidas trazidas na última atualização e o encaminhamento dos próximos passos a serem tomados. São eles:

1.1 - Capacitação & evento “Prospecções do Design”

Como medida a curto prazo será feita uma série de lives que giram em torno do decolonialismo do design, universidade e educação. Essas lives são abertas ao público ao mesmo tempo que servem de capacitação para os professores, criando assim uma roda de conversa online. O primeiro evento ocorrerá amanhã (13/10/21) às 19h e o próximo está previsto para novembro - provavelmente dia 11/11/21. Em anexo segue o card da divulgação.

Os estudantes também indicaram nomes para representar as questões indígenas, PCD’s e LGBTQIA+. O departamento concordou com a necessidade de ter esses pontos de vista e vai tentar trazê-los para as próximas edições do “Prospecções do Design”.

1.2 - Reformulação da Matriz Curricular

A Reforma da Matriz Curricular é uma ação de médio à longo prazo que já começou a ser pensada. Na reunião foi disponibilizado um documento sobre a normatização dos currículos, explicando como ocorre o processo para a reformulação da Matriz Curricular.
O NDE está aguardando uma resolução da Extensão para iniciarem os estudos acerca do novo currículo, um processo demorado que pode durar em torno de um ano.

Foi pedido um documento que elenque os passos da reformulação em tópicos para ficar mais fácil do movimento estudantil e dos assinantes acompanharem o que está sendo feito.

2 - Troca na Chefia do Departamento

Nesse meio tempo houve uma troca na Chefia do departamento. Os docentes Anelise Zimmermann e Célio Teodorico dos Santos passam a comandar o departamento e se mostram de braços abertos ao manifesto. Também faz parte dos seus objetivos aproximar a comunicação entre o departamento, docentes, discentes e técnicos.

Convidamos a todes para o evento de amanhã que abrirá discussões necessárias para o curso e o design de um modo geral.

Att,
Coletivo Muvuca e CADU

Keep fighting for people power!

I'll power Change with $5 monthlyPayment method

Discussion

Please enter a comment.

We were unable to post your comment. Please try again.