Petition update

Hugo Horácio Duarte
Florianopolis, Brazil

Sep 30, 2022 —

Desde a última atualização do manifesto até aqui, os docentes vêm organizando de forma metodológica a reformulação curricular do design UDESC. A comunicação com os estudantes está fluindo de maneira gratificante, tanto que no dia 29/08/2022 foi feita uma reunião geral. O objetivo dessa atualização é comunicar a comunidade sobre os passos seguidos, já que o manifesto foi assinado por cidadãos de fora da universidade.

Abaixo segue um texto escrito pela própria chefe de departamento sobre o caso retirado de um e-mail enviado aos estudantes com atualizações de setembro das ações do departamento nas áreas administrativas e de relações sociais:

“Sobre a Reforma Curricular, conforme apresentado e discutido em nossa Reunião Geral do Auditório (dia 29/08) estamos na etapa de pesquisa/levantamento de informações junto a professores, discentes, egressos e técnicos. Essa etapa foi estendida até outubro em função do grande volume de trabalho. Mas, em breve, iniciaremos a consulta junto aos alunos e também iremos considerar as avaliações institucionais preenchidas semestralmente. Após essa etapa, será feita a análise de todas as informações levantadas e esboço do currículo, para então ser elaborado o documento final a ser aprovado até maio de 2023, entrando em vigor em 2024). Ainda temos uma boa jornada pela frente e muito trabalho! As informações coletadas incluem também levantamento de: currículos de outras instituições de ensino superior brasileiras e internacionais, Curricularização da extensão, legislação nacional, Observatório de Ensino Médio em SC, Resoluções da UDESC, e ecossistemas de tecnologia e inovação de SC. Quem tiver dúvidas a respeito, acompanhe nossas informações por aqui e também pode entrar em contato com o representante discente, que tem acompanhado as reuniões de Colegiado”.

O parágrafo acima resume bem a reunião. Não foi feita menção direta aos recortes interseccionais, mas os estudantes acreditam que isso esteja intrínseco no processo metodológico apresentado na reunião.

Vale lembrar que este manifesto foca na questão das diversidades dentro das diferentes disciplinas. Nossa próxima atualização, e esperamos que seja a última, trará as modificações feitas no currículo. Nossa previsão é que a enviemos em Junho de 2023.

Forte abraço em todos,

Coletivo Muvuca e CADU

• Shared on Facebook

Keep fighting for people power!

I'll power Change with $5 monthlyPayment method

Discussion