Vitória confirmada

Apoio ao Projeto de Lei das Doulas em Curitiba

Este abaixo-assinado foi vitorioso com 1.216 apoiadores!

A palavra "doula" vem do grego "mulher que serve". Nos dias de hoje, aplica-se às mulheres que dão suporte físico e emocional a outras mulheres antes, durante e após o parto.

O ambiente impessoal dos hospitais, a presença de grande número de pessoas desconhecidas em um momento tão íntimo da mulher, tende a fazer aumentar o medo, a dor e a ansiedade. Essas horas são de imensa importância emocional e afetiva, e a doula se encarregará de suprir essa demanda por emoção e afeto, que não cabe a nenhum outro profissional dentro do ambiente hospitalar.

A doula não faz parto e não realiza nenhum procedimento técnico, porém os resultados deste apoio vêm trazendo revelações surpreendentes na redução das intervenções e complicações obstétricas, bem como facilitando o vínculo entre mãe e bebê no pós-parto.

As pesquisas têm mostrado que a atuação da doula no parto pode:

diminuir em 50% as taxas de cesárea
diminuir em 20% a duração do trabalho de parto
diminuir em 60% os pedidos de anestesia
diminuir em 40% o uso da ocitocina
diminuir em 40% o uso de forceps.

Porém as doulas têm encontrado dificuldades para atuar nos hospitais e maternidades de Curitiba.

Já é provado que sua presença só traz beneficios à mulher e ao bebê, além de diminuir os custos do próprio hospital. É uma demanda concreta e possível, que trará benefícios a saúde física, mental, emocional e espiritual de todas as mulheres.

Nós precisamos do seu apoio para que possamos atuar, a intenção é ser mais uma pessoa capacitada para colaborar com a mãe em sua mais nobre função de mulher, que é trazer com segurança e saúde mais uma pessoa ao mundo. As doulas estão a favor da vida!

Votem a favor do Projeto de Lei 005.00106/2015 do Vereador Colpani, que regulamenta a presença da Doula de escolha da gestante em salas de parto de hospitais públicos e privados de Curitiba.

Hoje: Amanda está contando com você!

Amanda Nunes precisa do seu apoio na petição «Senhores vereadores de Curitiba: Apoio ao Projeto de Lei das Doulas em Curitiba». Junte-se agora a Amanda e mais 1.215 apoiadores.