Queremos um Hospital Veterinário Publico no Estado do Tocantins

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 2.500!

Atualmente, o município de Palmas Tocantins, não possui hospitais públicos voltados à assistência de animais. O único Órgão público relacionado à saúde animal existente no município, trata-se do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ),  que não dispõe de estrutura suficiente para os serviços que deve fornecer.
No que se refere à iniciativa privada, a cidade conta com uma boa disponibilidade de clínicas, e dois hospitais veterinários de universidades particulares, voltados ao atendimento animal. Seria também pertinente contar com o apoio do poder público, para o tratamento das enfermidades e das doenças infecciosas que podem ser naturalmente transmitidas ao ser humano (zoonoses), visto que grande parte das ações voltadas à proteção animal que acontecem na cidade é encabeçada por organizações não governamentais (ONGs). São medidas relacionadas ao recolhimento dos animais de rua, campanhas de adoção, ações de controle populacional (castração),vacinação e encaminhamento para atendimento médico quando necessário. Um entrave encontrado na ação dessas ONGs, bem como por famílias de baixa renda que possuem animais, está relacionado ao custo dos serviços prestados pelas clínicas e hospitais particulares, sendo necessário contar com a mobilização popular, para arcar com as despesas dos atendimentos médicos, bem como com o fornecimento de medicamentos e lares temporários, nos quais esses animais possam se recuperar dos procedimentos aos quais foram submetidos. Nesse contexto, fica claro a fragilidade e a necessidade de Hospitais e Clinicas, voltadas para a população animal carente, assistências e de intervenção do poder público nas questões de saúde animal. A intenção deste abaixo assinado e fazer com que o Poder Publico, olhe com mais carinho para os animais, que para quem respeita e conhece, sabe o quão são preciosos. havendo prevenção de doenças que são transmitidas pelos animais doentes, automaticamente serão poupadas muitas vidas, tanto animal como humanas. O interesse em contribuir com o bem-estar animal, sendo o projeto de um Hospital veterinário Publico, será uma forma direta de aliar o Poder Publico e população em geral, Do ponto de vista prático, e mostra-se relevante, visto que o problema quanto ao número de animais em situação de rua configura-se, como questão não só de saúde animal, como também de saúde pública, visto que doenças contagiosas adquiridas por eles podem ser transmissíveis, comprometendo a saúde humana. Além disso, a sociedade organizada, através da articulação das ONGs, reivindica por um hospital veterinário público para a cidade de Palmas Tocantins, utilizando-se de abaixo-assinado online.