Abaixo-assinado encerrado

Permanência da disciplina "Estudos Turísticos" no 2º segmento do Ensino Fund. de Saquarema

Este abaixo-assinado conseguiu 858 apoiadores!


Viemos por meio deste abaixo-assinado buscar apoio da sociedade para a permanência da disciplina "Estudos Turísticos" na grade curricular das séries finais do segundo segmento do Ensino Fundamental da rede pública de ensino do município de Saquarema.

A Secretária Municipal de Educação e Cultura de Saquarema pretende retirar da grade curricular do 6º e 7º ano do Ensino Fundamental a Disciplina de Estudos Turísticos, cortando assim metade de seu currículo e obrigando seus professores, concursados, a desfazerem seu planejamento acerca dos horários de trabalho em meio à defasagem de professores de todas as disciplinas que o município tem passado nestes dois primeiros anos letivos após o último concurso público. Foi apenas neste concurso que tivemos de forma assegurada os primeiros profissionais com formação específica para lecionar a disciplina, mas que ainda disputam, na prática, espaço com professores de outras formações não habilitados para esta função. 
A disciplina de Estudos Turísticos está presente no município de Saquarema desde o ano de 2001, porém sendo lecionada por profissionais sem formação específica para tal, mesmo após a formação dos primeiros licenciados por meio do curso de Licenciatura em Turismo da UFRRJ ofertado por meio do Consórcio CEDERJ, sendo um dos polos instalado em nosso município e com os primeiros profissionais graduados no primeiro período de 2013.
O Turismo é uma área multidisciplinar, interdisciplinar e transdisciplinar, sendo assim, necessária a docência por meio de um profissional licenciado na área e que busque uma prática que atenda esta característica abordando os conteúdos específicos do Turismo e os temas transversais e valores sociais que os formam, como Diversidade Cultural, Educação Patrimonial, Educação Ambiental, Ética, dentre outros que por diversos motivos podem não ser abordados em meio ao conteúdo de outras disciplinas. A presença e continuidade desta disciplina nos quatro últimos anos é de imensa contribuição para a formação sociocultural, além de estímulo a novos profissionais do setor em nossa cidade. Este fato se reforça pois Saquarema apresenta uma identidade turística e grande parte de sua atividade econômica gira entorno da prática do turismo. Na busca por uma atividade turística mais sustentável, que reduza os impactos negativos e amplie os positivos, a disciplina Estudos Turísticos se faz necessários também para uma formação que vai além dos muros visando o bem estar do cidadão, contribuindo para a identidade cultural com o município, consciência ambiental e inclusão social, dentre outras contribuições. Também devemos considerar a orientação do Ministério do Turismo que respalda a existência desta disciplina em municípios de interesse turístico desde 1994, junto a LDB que assegura temas transversais presentes na grade curricular com base na realidade sociocultural de cada município. Além disso, as modificações previstas irão influenciar diretamente na oferta de trabalho para os universitários da Graduação em Licenciatura em Turismo presente em nosso município, podendo até correr o risco de fechamento do curso na cidade.
Esta modificação na grade curricular do segundo segmento fora encaminhada pelo conselho escolar do município sem nenhuma consulta aos profissionais da área, mesmo possuímos profissionais com prática na área, capacitados, especialistas e mestrandos. Ela foi justificada pelo baixo rendimento do município em avaliações que tangem as áreas de português e matemática, querendo assim aumentar os tempos relativos a estas disciplinas, mesmo sendo a alfabetização e noções básicas da matemática objetivos traçados para o primeiro segmento e reforçadas pelo Pacto da Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC. Mas como educadores defendemos que o êxito no processo de ensino-aprendizagem do aluno ultrapassa e não se restringe as disciplinas de português e matemática e que a disciplina de Estudos Turísticos pode se apresentar como aliada por meio dos conhecimentos e práticas que permitem a ampliação do olhar e leitura de mundo de nosso alunos, podendo contribuir assim com um melhor rendimento dos mesmos nos sistemas avaliativos do Governo Federal, como Prova Brasil e ENEM. 

Agradecemos o seu apoio!



Hoje: Wangles está contando com você!

Wangles Avelis precisa do seu apoio na petição «Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Saquarema: Permanência da disciplina "Estudos Turísticos" no 2º segmento do Ensino Fund. de Saquarema». Junte-se agora a Wangles e mais 857 apoiadores.