Cancelamento do semestre na Universidade Federal de Santa Maria

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 7.500!

Considerando a situação de estudantes que não têm pleno acesso à tecnologia para estudar via Moodle, os recorrentes casos de pessoas que não têm condições psicológicas de cumprirem os prazos das atividades acadêmicas, e também a problemática da perda de qualidade na formação acadêmica pelo Regime de Exercícios Domiciliares Especiais (REDE), pedimos que assine essa petição pelo cancelamento do primeiro semestre acadêmico de 2020 na Universidade Federal de Santa Maria.

Desde 16 de março, as atividades presenciais estão suspensas na UFSM. Porém, a Universidade optou pelo fortalecimento de atividades à distância, instituindo o REDE. A adesão ao Regime não foi uniforme em toda a Universidade, visto que boa parte dos professores nunca antes havia utilizado esse tipo de dinâmica e nem mesmo foram capacitados para tal.

Além disso, muitos estudantes, tendo voltado para suas cidades de origem ou permanecido nas CEUs devido à pandemia, não possuem o acesso à tecnologia (wi-fi, computador, 3g) necessário para cumprirem as atividades com qualidade. Em pesquisa de opinião pública feita pelo DCE-UFSM (disponível aqui: https://www.facebook.com/dcedaufsm/posts/3784775631592498 ) a maioria dos estudantes que responderam disseram que estão tendo um impacto emocional/psicológico negativo devido à pandemia, e muitos não estão conseguindo realizar as atividades do REDE por conta disso. Infelizmente, em meio a toda essa situação, ainda são relatados casos em que houve excessos por parte de docentes, ao cobrar indevidamente notas e presença, agravando ainda mais a situação emocional dos estudantes.

Ressalta-se também queda de qualidade no ensino e aprendizado, visto que muitos professores não estão adaptados a essa metodologia, e os estudantes relatam dificuldade de apreensão dos conteúdos pela impossibilidade de aliar a teoria à prática nesse momento.

Nesse cenário de agravamento da pandemia, ineficiência do REDE e incerteza sobre o futuro, consideramos necessário o cancelamento do primeiro semestre letivo, com sua realização no período posterior à pandemia, de forma presencial e integral, com qualidade, para garantir o acesso a todos os estudantes da UFSM. Assine!