Fim do subsídio para a Coca Cola

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 100!

A Coca-Cola teria ameaçado transferir sua produção de xarope da Zona Franca de Manaus para outro país, caso o governo federal não baixe medida que devolva ao setor os benefícios desfrutados até antes da greve dos caminhoneiros – afirma reportagem da Folha de S.Paulo (fonte: https://bit.ly/2MzjjS1

Empresas como a Coca-Cola produzem xarope na Zona Franca de Manaus. Quando vendem o produto para ser envasado fora da Zona Franca, gera-se um crédito tributário, proporcional ao Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). Esse valor pode ser usado pelo fabricante para abater outros impostos. Não existe mérito ou lógica econômica para esse crédito tributário.

Pelo contrário, a lógica econômica recomenda a cobrança de impostos mais altos sobre produtos como refrigerantes, claramente danosos à saúde. É o contribuinte que financia o tratamento de diabéticos, por exemplo, pelo SUS. Ou seja: o crédito é apenas uma transferência da sociedade para companhias poderosas que conseguem influenciar políticos em Brasília.

A transferência da produção de xarope é uma chantagem barata. Não é verdadeiro. Se fizesse isso, a importação de xarope seria tributada. Vamos assinar esta petição para pressionar o governo  e elimine de uma vez por todas as vantagens tributárias do setor de refrigerantes.

É a medida certa para a economia e para a saúde do brasileiro.

Texto: Economês em bom português (link: https://bit.ly/2LBgytW

Hoje: Heintje está contando com você!

Heintje Heerdt precisa do seu apoio na petição «Receita Federal: Fim do subsídio para a Coca Cola». Junte-se agora a Heintje e mais 9 apoiadores.