Jornada de 30 horas para a Enfermagem de SP sem redução salarial #EmAçãoPelaValorização

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 25.000!

Este abaixo-assinado tem como objetivo sensibilizar os deputados da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) para a aprovação do PL 347/2018, que regulamenta a jornada de 30 horas semanais para a enfermagem, sem redução salarial, uma proposta do Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren-SP).

A jornada de 30 horas para a enfermagem é preconizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), como uma forma de evitar o adoecimento dos profissionais, que enfrentam turnos exaustivos e estão sujeitos a riscos físicos, químicos e biológicos inerentes a suas atribuições. Esses fatores resultam em doenças musculoesqueléticas, psíquicas, respiratórias, entre outras. Portanto, a redução da jornada é um dos caminhos para reduzir  as taxas de absenteísmo, presenteísmo e afastamentos pelo INSS. Assim, otimizará os recursos humanos e financeiros das instituições e contribuirá com a preservação da saúde da categoria.

A medida também recebeu apoio da sociedade, com sua aprovação na Conferência Nacional de Saúde, que reúne lideranças de vários segmentos. Além disso, a viabilidade da medida já é comprovada em mais de 100 municípios e 10 estados brasileiros, inclusive nas unidades da rede estadual de São Paulo.

É  inadmissível que interesses de cunho financeiro sobreponham a dignidade humana de uma categoria de cerca de 500 mil profissionais e que constitui a maior força de trabalho da saúde.

A redução da jornada de trabalho da enfermagem beneficiará cerca de 500 mil profissionais em São Paulo e, também, toda a população, pois resultará em mais segurança na assistência prestada à sociedade, tendo em vista que um trabalhador submetido a exaustivas jornadas de trabalho está mais exposto a erros e acidentes.

Em nome dos interesses da enfermagem, da população paulista e, também, da justiça social, o Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren-SP) lança esse abaixo assinado, pedindo aos Deputados Estaduais de São Paulo que aprovem o  PL 347/2018, de autoria da Deputada Analice Fernandes, pois a jornada de 30 horas para a enfermagem é uma questão de saúde pública.

Hoje: Coren-SP - Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo está contando com você!

Coren-SP - Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo precisa do seu apoio na petição «Queremos jornada de 30 horas para a enfermagem de SP sem redução salarial #EmAçãoPelaValorização». Junte-se agora a Coren-SP - Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo e mais 24.416 apoiadores.