Por Mais Árvores e Áreas Verdes Na Cidade de São Paulo!

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 500!


 É cientificamente comprovado os benefícios que as árvores trazem às vidas das pessoas. Segundo pesquisas, uma árvore de grande porte pode chegar a absorver 20 kg de poluentes ao ano. Além de aumentar a umidade do ar e regular a temperatura do ambiente, são também essenciais para manter o ecossistema em equilíbrio. 

 A falta de árvores e áreas verdes na cidade de São Paulo têm contribuído significativamente para o aumento da poluição do ar, da temperatura e diminuição da umidade do ar.  Pois são emitidos mais poluentes do que se é conseguido filtrar. Contribuindo, também, para enchentes nas áreas mais carentes da cidade. Visto que faltam terrenos permeáveis para que a água seja drenada, se acumulando consequentemente nestas áreas em épocas de fortes chuvas e causando as enchentes, responsáveis por desabrigar milhares de pessoas e até tirar suas vidas. Além de desarmonizar o ecossistema desta grande área onde está situada a cidade.

  Segundo um levantamento feito no ano de 2016, na cidade de São Paulo. Os índices de poluição são duas vezes superiores ao teto estabelecido pela OMS (Organização Mundial da Saúde). O que resulta em um problema de saúde pública.  Para ser considerado limpo, o ar deveria apresentar, no máximo, 10 microgramas de PM 2,5 (partículas com o maior potencial de afetar os pulmões) por metro cúbico. Na cidade de São Paulo, a taxa alcança 19 microgramas de PM 2,5 por metro cúbico, o dobro do que o teto estabelecido para considerar o ar limpo.

  As consequências da poluição não são poucas, e custam muito aos cofres públicos. Doenças respiratórias como bronquite, rinite alérgica e asma, levam cada vez mais pessoas aos hospitais anualmente. O alto índice de poluição também prejudica o patrimônio histórico e cultural da cidade, visto que acarreta em chuvas ácidas, responsáveis pela corrosão gradual dos mesmos. Além de matar plantas e animais que aqui habitam. 

 As Ilhas de calor e ar extremamente seco também se tornaram uma triste realidade derivada da falta de verde na cidade. Que se agravam nos períodos de seca. 

 A emissão de gases poluentes são, hoje em dia, parte da realidade urbana. Porém, não há melhor recurso para ajudar naturalmente a diminuir suas consequências, do que investimentos no verde e meio ambiente. Já que as árvores são as principais responsáveis por regular a umidade, temperatura e qualidade do ar. Além de serem fundamentais para equilibrar o ecossistema e influenciar beneficamente na qualidade de vida dos cidadãos, embelezando a cidade, tornando-a mais acolhedora e aconchegante. 

Por mais necessário que seja o crescimento urbano, hoje em dia é fundamental uni-lo à sustentabilidade e à recuperação do verde local. Com investimento e estratégias corretas é mais do que possível unirmos o desenvolvimento urbano com o equilíbrio ecológico. E para começarmos, devemos dar atenção ao desenvolvimento de áreas verdes e plantio correto e abundante de árvores. Também aumentando as áreas com solo permeável pela cidade.

 Reconhecemos que a prefeitura têm plantado árvores e investido em algumas áreas verde, inclusive permitindo a participação da sociedade em muitos projetos. Porém, o ar, o ecossistema, o clima e a qualidade de vida na cidade de São Paulo ainda pedem socorro! E necessitamos dar mais atenção a esse tema.

 Por isso, por meio deste abaixo assinado, pedimos mais investimentos  estratégicos em áreas verdes e mais plantio de árvores na cidade de São Paulo, principalmente onde estas são escassas! Para que assim, a cidade de São Paulo aos poucos consiga reverter esse quadro preocupante e restaurar sua beleza e harmonia ambiental.

 

 



Hoje: João Pedro está contando com você!

João Pedro De Marco precisa do seu apoio na petição «Prefeitura da Cidade de São Paulo : Por Mais Árvores e Áreas Verdes Na Cidade de São Paulo!». Junte-se agora a João Pedro e mais 283 apoiadores.