Precisamos de uma nova data para o Enem! #AdiaEnem

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 75.000!

Em uma enquete realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) realizada ainda em 2020, foram lançadas três alternativas para os candidatos que irão prestar o Enem decidirem a nova data para a aplicação da prova. Foi decidido que a aplicação seria em janeiro de 2021.

Mas ainda estamos enfrentando a pandemia do coronavírus. Já são 203 mil mortes no Brasil pela Covid-19 e mais de 8 milhões de casos da doença. Neste momento, a média móvel de mortos segue acima de mil, indicando o crescimento desse número.

As provas estão marcadas para os próximos dois domingos (17/01 e 24/01). Por isso, segue a preocupação de estudantes do país inteiro por causa do coronavírus. Pela aglomeração nas salas de aulas, durante 5h30 horas de prova, corremos o risco de uma contaminação em massa!

Por meio de editais e portais de notícias, foi informado que os candidatos que forem fazer a prova precisarão usar máscara nos dois dias de realização do exame e trocar de máscara, caso seja necessário.

Porém, não sabemos se haverá e como será a fiscalização em relação às medidas de prevenção da Covid-19 durante a aplicação do exame. Fazer uma prova que tem grande estimativa de candidatos em meio a uma pandemia é preocupante!

Fazer uma prova usando somente a máscara e evitar aglomeração é totalmente impossível. Uma vez que o coronavírus é um vírus altamente contagioso, e, com uma nova onda de casos em curso, a aplicação do Enem para janeiro de 2021 deveria ser ADIADA para proteger aqueles que irão prestar o exame e também para impedir a proliferação do vírus no país e, consequentemente, o aumento no número de casos e mortes.

Por favor, peço a ajuda de vocês para assinar este abaixo-assinado!