Petição pela nomeação do reitor eleito democraticamente na UFPI

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 5.000!

Viemos a partir desse buscar defender a autonomia universitária da UFPI e exigir a nomeação do legítimo reitor da instituição, eleito democraticamente pela comunidade acadêmica, professor dr. André Macedo Santana, para o mandato de 2021 a 2024!

Professores, servidores, estudantes e gestores da Universidade Federal do Piauí vêm a público em defesa da democracia e da autonomia universitária. Dentro de regras legais, longevas, republicanas e democráticas, cinco chapas disputaram a reitoria da UFPI. Eleito democraticamente por professores, estudantes e servidores, sagrou-se o professor André Macedo Santana, do Centro de Ciências da Natureza. A comunidade universitária, com susto e apreensão, vê agora pender sobre a instituição a sombra repulsiva da intervenção, com a nomeação de um reitor não eleito. Tal acontecimento, efetivado na madrugada de hoje com a nomeação de um interventor, colide com a história de lutas que nos legou o direito republicano e democrático de escolher o reitor. Em virtude desta afronta à comunidade ufpiana, aos piauienses e ao povo brasileiro, firmamos:

1. Não aceitamos e jamais aceitaremos que a vontade eleitoral da UFPI seja violentada, porque entendemos que esta é uma obrigação cidadã em cujo interior está o nosso próprio exemplo formativo;

2. A escolha democrática dos reitores, em todo o Brasil, é resultado de uma luta longeva, dura e em nome da qual muitas vidas tombaram. Em honra aos que nos antecederam e em defesa do futuro dos que nos seguirão, exigimos a nomeação do reitor eleito;

3. Não admitimos e não aceitaremos qualquer desenlace que não seja a nomeação do professor André Macedo, reitor democraticamente eleito;

Reitor eleito, reitor empossado!

(seguem assinaturas)