

Parem o abuso na fiscalização das feiras livres de Arujá, SP
O problema
Há anos que as feiras livres são o meu local de trabalho, o espaço onde encontro sustento para a minha família. As feiras não são apenas um simples mercado; representam a nossa cultura, tradição, dignidade e o meio de vida de centenas de trabalhadores. No entanto, recentemente temos enfrentado uma postura abusiva por parte de um fiscal de postura da Prefeitura de Arujá.
Estamos sendo tratados de forma autoritária, com multas aplicadas de maneira injusta e intimidações que ameaçam a nossa sobrevivência. Cada multa não representa apenas uma penalidade, mas sim menos comida na mesa das nossas casas. Isto afeta não só a mim, mas todos os feirantes que encontraram nas feiras livres seu ganha-pão, e também os consumidores que dependem desses mercados para acessar alimentos frescos e a preços acessíveis.
É fundamental que a Prefeitura de Arujá reveja a atuação dessa fiscalização para que seja justa, e não opressora. Proponho que a Prefeitura inicie um diálogo com os feirantes para entender as particularidades das feiras e viabilizar uma regulamentação mais humana e compreensiva. Acredito que soluções como treinamentos para os fiscais possam promover uma fiscalização mais justa.
Peço a todos os moradores de Arujá, frequentadores das feiras e a quem mais considere importante preservar esse nosso patrimônio cultural, que assinem esta petição. Vamos juntos lutar por uma fiscalização que apoie e não ameace as feiras livres da nossa cidade. Assine agora!

Vitória
O problema
Há anos que as feiras livres são o meu local de trabalho, o espaço onde encontro sustento para a minha família. As feiras não são apenas um simples mercado; representam a nossa cultura, tradição, dignidade e o meio de vida de centenas de trabalhadores. No entanto, recentemente temos enfrentado uma postura abusiva por parte de um fiscal de postura da Prefeitura de Arujá.
Estamos sendo tratados de forma autoritária, com multas aplicadas de maneira injusta e intimidações que ameaçam a nossa sobrevivência. Cada multa não representa apenas uma penalidade, mas sim menos comida na mesa das nossas casas. Isto afeta não só a mim, mas todos os feirantes que encontraram nas feiras livres seu ganha-pão, e também os consumidores que dependem desses mercados para acessar alimentos frescos e a preços acessíveis.
É fundamental que a Prefeitura de Arujá reveja a atuação dessa fiscalização para que seja justa, e não opressora. Proponho que a Prefeitura inicie um diálogo com os feirantes para entender as particularidades das feiras e viabilizar uma regulamentação mais humana e compreensiva. Acredito que soluções como treinamentos para os fiscais possam promover uma fiscalização mais justa.
Peço a todos os moradores de Arujá, frequentadores das feiras e a quem mais considere importante preservar esse nosso patrimônio cultural, que assinem esta petição. Vamos juntos lutar por uma fiscalização que apoie e não ameace as feiras livres da nossa cidade. Assine agora!

Mensagens de apoiadores
Atualizações do abaixo-assinado
Compartilhar este abaixo-assinado
Abaixo-assinado criado em 17 de setembro de 2025