Covid-19 - Restrição de entrada de turistas em Ilhabela

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 25.000!

Nós munícipes e sociedades de Ilhabela, vimos por meio deste abaixo assinado pedir a restrição de ingresso de turistas no nosso município por conta da pandemia instaurada mundialmente do Covid-19.

É absolutamente lamentável que cidadãos com pouca responsabilidade e senso social confundam as medidas de contenção de uma epidemia com uma oportunidade de turismo.

Este tipo de comportamento necessita ser energicamente combatido e nesse sentido encarecidamente pedimos ao Ministério Público do Estado de São Paulo, que adote as providências, juridicamente cabíveis, neste cenário de emergência sanitária.

Anote-se que vários países da Comunidade Européia, já adotaram a drástica medida de fechamento de fronteiras e da circulação dos seus cidadãos dentro dos seus respectivos territórios nacionais.

Por fim, deve ser ressaltado que o Município de Ilhabela não tem infraestrutura hospitalar para atender eventuais casos confirmados de Covid-19, pois é notório que a propagação da contaminação em um primeiro instante é geométrica e o enorme afluxo de turistas criará uma população flutuante de grande magnitude, o que por sua vez, criará um cenário catastrófico nas próximas semanas.

Ilhabela por ser uma cidade pequena, tem a capacidade de conter a proliferação deste vírus altamente contagioso de forma exemplar, caso adote este tipo de medida, servindo inclusive como exemplo de cidade que se antecipou ao iminente problema do cenário atual e servir de modelo para outros locais no contingenciamento da propagação de Covid-19, tendo assim o reconhecimento mundial por tal atitude de pro atividade.

Adotando este tipo de medida estaremos nos antecipando no salvamento de vidas e no desafogamento do nosso sistema hospitalar que já sofre com a alta demanda de casos como Dengue, que já é uma epidemia local.

Ilhabela, 17 de março de 2020