#MeuEnccejaMeuDiploma

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 1.000!
Com 1.000 assinaturas, é mais provável que essa petição seja recomendada a outras pessoas!
Gabriel Esch criou este abaixo-assinado para pressionar Ministério da Educação - MEC e

Devido as condições extraordinárias da pandemia de corona vírus, tanto o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) quanto o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) tiveram suas datas modificadas. O primeiro, que costuma ser em novembro, foi realizado durante o fim de janeiro e o inicio de fevereiro. O segundo, que normalmente ocorre em agosto, seria realizado no dia 25 de abril. Em contato feito hoje com o Ministério da Educação (MEC) através de seu telefone disponível no portal oficial do Governo Federal, foi dito que a data seria adiada e sem previsão para uma nova.
            O motivo para que o Encceja ocorra antes do Enem é para que os estudantes maiores de 18 anos consigam seus certificados de ensino médio e ainda no mesmo ano possam concorrer a uma vaga em uma universidade pública através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
            Com essa ordem invertida, muitos vestibulandos já estavam preocupados de não conseguirem participar sequer do 2º Sisu de 2021. Com esse novo adiamento da prova, ficam todos ainda mais sem esperança.
            Solicito por meio desse abaixo assinado que o MEC, liderado pelo Excelentíssimo Senhor Ministro Milton Ribeiro, tome as providências necessárias para que os estudantes que realizaram o Enem e que dependem do Encceja possam participar ao menos do 2º Sisu. Algumas soluções propostas:

·         Conceder aos estudantes que realizaram o Enem e alcançaram uma nota mínima de 450 pontos em cada uma das 4 provas objetivas e 500 pontos na redação um certificado de ensino médio, como era feito no período de 2009 a 2016;

·         Permitir que aqueles que estão inscritos no Encceja possam participar do 2° Sisu mesmo que ainda não tenham conseguido o resultado das provas ou solicitar a sua instituição de escolha o certificado de ensino médio.

Sabemos que o Governo Federal e o Excelentíssimo Senhor Ministro Milton Ribeiro não hesitarão em tomar as medidas necessárias para ajudar os estudantes.

Pedimos a ajuda de todos para que compartilhem com o maior número de pessoas possíveis.

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 1.000!