Pela garantia de verbas para as bolsas PIBIC e PIBITI na UNIFESP

Pela garantia de verbas para as bolsas PIBIC e PIBITI na UNIFESP

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 2.500!
Com 2.500 assinaturas, é mais provável que esta petição apareça na mídia!

Gestão DCE - Unifesp criou este abaixo-assinado para pressionar MEC e

No dia 30 de Julho de 2020, alunos da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP, candidatos às bolsas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e de bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), e seus respectivos orientadores receberam um e-mail da Comissão Institucional do PIBIC/PIBITI notificando a não liberação de bolsas para os programas de pesquisas científicas, por parte do CNPq – Governo Federal. O prazo inicial de divulgação dos alunos que seriam contemplados com as bolsas era em 6 de Julho. Todavia, houve uma mudança no calendário, e a data de divulgação passou a ser 30 de Julho. 


O CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) trata-se de uma agência governamental, vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), que tem como finalidade o fomento da pesquisa científica e tecnológica, e o incentivo a formação de pesquisadores no Brasil. São objetivos específicos do PIBIC: despertar vocação científica e incentivar novos talentos entre estudantes de graduação; contribuir para reduzir o tempo médio de titulação de mestres e doutores; contribuir para a formação científica de recursos humanos; estimular uma maior articulação entre a graduação e a pós graduação; ampliar o acesso e a integração do estudante à cultura científica, e muitas outros benefícios pessoais e coletivos. Ao passo que o PIBIT tem como objetivos: contribuir para a formação e inserção de estudantes em atividades de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação; contribuir para a formação de recursos humanos que se dedicarão ao fortalecimento da capacidade inovadora das empresas do País e contribuir para a formação do cidadão pleno, em condições de participar de forma ativa em sua comunidade. 


Dessa forma, esperamos que o referido órgão retome sua função de incentivo à pesquisa científica, e garanta as bolsas, no valor de 400 reais mensais, aos alunos da Unifesp. Ressalta-se o fato de que a UNIFESP é uma instituição séria e muito conceituada mundialmente. Inclusive, é a Universidade responsável pela colaboração direta com a Universidade de Oxford, em um dos projetos mais avançados de pesquisa clínica em busca de uma vacina para Covid-19.


Durante a pandemia de Covid-19, ficou nítida a importância da universidade pública e consequentemente do desenvolvimento da ciência e da tecnologia para o nosso país. Entretanto, as universidades federais têm sido um dos principais alvos do governo Bolsonaro, que não mede esforços para difamá-las e sucateá-las a fim de garantir os interesses dos grandes monopólios da educação privada. Soma-se a isto, a situação de extrema vulnerabilidade social, sobretudo, financeira, de muitos estudantes da universidade, que dependem dessas e de outras bolsas para permanecerem estudando e fazendo ciência. Diante desse cenário, não podemos aceitar mais um ataque à universidade pública e à permanência estudantil.Estamos em situação de calamidade pública, e precisamos lutar pela ciência, tecnologia e educação para todos!


Participe da mobilização promovida pelo DCE UNIFESP em prol da liberação de todas as bolsas de PIBIC/PIBITI, e demonstre seu apoio neste abaixo-assinado! Queremos que todos alunos aprovados na seleção sejam contemplados com a bolsa!

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 2.500!
Com 2.500 assinaturas, é mais provável que esta petição apareça na mídia!