MANIFESTAÇÃO COLETIVA DOS BENEFICIÁRIOS DA CEMIG SAÚDE – LAVRAS E REGIÃO

47

Vamos chegar a 50 assinaturas!
Os abaixo-assinados com mais de 1.000 apoiadores têm cinco vezes mais chances de ganhar!

O problema

Lavras/MG, 14 de agosto de 2026.

 

 

À CEMIG Saúde

Aos responsáveis pela gestão e credenciamento da rede assistencial

À Comissão/Sindicato responsável pelo acompanhamento do plano de saúde

 

 

Assunto: Solicitação de melhorias na rede credenciada e na assistência à saúde dos beneficiários de Lavras e região

 

 

Nós, beneficiários da CEMIG Saúde, residentes em Lavras/MG e região, por meio do presente documento, vimos, de forma coletiva e respeitosa, manifestar nossa preocupação e insatisfação com aspectos relacionados à atual rede credenciada e à prestação dos serviços de assistência à saúde disponibilizados na região. 

A presente manifestação tem como objetivo reunir e formalizar as demandas dos beneficiários locais, demonstrando que as dificuldades relatadas não se restringem a situações individuais, mas refletem uma percepção coletiva acerca da necessidade de ampliação e melhoria da rede de atendimento. 

Reconhecemos a importância da CEMIG Saúde e a relevância do plano para seus beneficiários e familiares. Justamente por isso, entendemos ser fundamental que as demandas apresentadas sejam analisadas e que sejam buscadas soluções concretas para garantir atendimento adequado, acessível e compatível com as necessidades dos usuários.

Ressaltamos que diversas reclamações já vêm sendo apresentadas individualmente pelos beneficiários aos canais competentes, inclusive junto à área responsável pelo credenciamento. Entretanto, diante da recorrência de determinadas situações, entendemos pertinente consolidar as manifestações em um documento coletivo, para que as necessidades de Lavras e região possam ser formalmente consideradas no planejamento e na melhoria da rede credenciada.

Conforme abaixo:

 

1. PRINCIPAIS RECLAMAÇÕES E NECESSIDADES IDENTIFICADAS

 

A) Consultas médicas

- Dificuldade para encontrar médicos credenciados em determinadas especialidades.

- Número insuficiente de médicos credenciados em Lavras.

- Poucas opções de profissionais por especialidade.

- Dificuldade para conseguir agendamento dentro de prazo razoável.

- Consultas disponíveis somente para datas muito distantes.

- Necessidade de deslocamento para outras cidades para conseguir consulta.

- Profissionais anteriormente credenciados que deixaram de atender pelo plano.

- Dificuldade para encontrar profissionais que atendam pacientes idosos.

- Dificuldade para encontrar profissionais para acompanhamento contínuo / especializado.

 

B) Especialidades médicas com dificuldade de acesso

- Cardiologia

- Ortopedia

- Ginecologia/Obstetrícia

- Pediatria

- Neurologia

- Oftalmologia

- Dermatologia

- Endocrinologia

- Urologia

- Gastroenterologia

- Psiquiatria

- Otorrinolaringologia

- Geriatria

- Oncologia

Relatos específicos: 

- Usuários relatam que tiveram que pagar consultas particulares por falta de profissional credenciado;

- Identificado que o plano Vital ficou sem opção de Endocrinologia. O médico com o qual usuários faziam tratamento e acompanhamento de diabetes, não está mais disponível.

 

C) Exames laboratoriais e de imagem

- Poucas opções de laboratórios credenciados.

- Dificuldade para realizar determinados exames em Lavras.

- Necessidade de deslocamento para outra cidade para realização de exames.

- Dificuldade de agendamento.

- Prazo excessivo para realização dos exames.

- Exames/procedimentos que anteriormente eram realizados na região e deixaram de estar disponíveis.

Outros: Audiometria, não é mais atendido pelo plano.

 

D) Hospitais e atendimento hospitalar

- Rede hospitalar insuficiente em Lavras.

- Poucas opções de hospitais credenciados.

- Necessidade de deslocamento para outra cidade para determinados atendimentos.

- Dificuldade de acesso a atendimento de urgência/emergência.

- Dificuldade para realização de procedimentos cirúrgicos.

Outros: Credenciamento e Atendimentos mais eficientes no Hospital Vaz Monteiro.

Relato específico:

- Em Lavras existem apenas dois hospitais e, apenas um está credenciado. O Hospital Vaz Monteiro, além do atendimento de urgência/emergência também realiza exames e atendimentos ambulatoriais. Seria importante manter ambos, visto que a Santa Casa poderá ficar sobrecarregada sendo o único hospital credenciado. 

 

E) Atendimento odontológico

- Poucos profissionais credenciados.

- Dificuldade para encontrar especialistas.

 

F) Rede credenciada em geral

- Redução da quantidade de profissionais/prestadores disponíveis.

- Descredenciamento de profissionais ou estabelecimentos importantes para a região.

- Informações desatualizadas sobre profissionais/prestadores disponíveis.

- Dificuldade para obter informações sobre a rede credenciada.

- Demora na resposta às reclamações ou solicitações.

- Reclamações/protocolos anteriores sem solução satisfatória.

 

G) Necessidade de deslocamento

- Necessidade frequente de deslocamento para Varginha.

- Necessidade de deslocamento para Belo Horizonte.

- Deslocamento para consultas.

- Deslocamento para exames.

Relatos específicos

- Usuários relataram que tiveram que procurar profissionais em BH, consulta e exames no hospital Madre Teresa, sendo que, a consulta foi paga particular, pois o médico informou que não atendia mais pelo plano, mesmo sendo dentro do Madre Teresa, hospital este, que não faz mais parte do novo plano Vital.

- Usuários que fazem acompanhamento de tratamento oncológico, necessitando minimamente a cada 6 meses dos exames: PET-CT e Cintilografia óssea, sempre é necessário o deslocamento para Belo Horizonte.

 

H) Comparação com a rede anteriormente disponibilizada

- Havia maior número de profissionais anteriormente.

- Havia maior variedade de especialidades anteriormente.

- Havia maior facilidade de agendamento anteriormente.

- Havia mais opções de laboratórios/clínicas anteriormente.

- Havia maior oferta de hospitais anteriormente.

- O atendimento pela rede anterior era considerado mais satisfatório.

Relatos específicos

- A rede anterior já estava precária, agora ficou pior com a redução de profissionais, clínicas e hospitais credenciados.

 

I) Outras dificuldades (Relatos específicos relevantes)

- Um paciente relatou que houve falta de transparência de como foi montada esta nova rede de atendimento, visto que a clínica de fisioterapia do qual ele faz tratamento, não ficou sabendo desta alteração e se não tivesse sido informado pelo paciente, que o novo plano é a partir de 01/09/26, não poderia continuar com o tratamento, pois a clínica de fisioterapia havia sido excluída do plano Vital. A Clínica teve que fazer contato com a Cemig Saúde e solicitou sua integração ao novo plano.

- Usuários também relataram que tiveram que mudar de médicos, devido os mesmos terem saído do plano.

 

 

2. SUGESTÕES E REIVINDICAÇÕES DOS BENEFICIÁRIOS

 

Diante das situações acima apresentadas, os beneficiários sugerem e solicitam:

·       Ampliação da rede credenciada em Lavras e região, especialmente nas especialidades que apresentam maior dificuldade de acesso;

·       Credenciamento de novos médicos, clínicas, laboratórios e estabelecimentos hospitalares, de forma a ampliar efetivamente as opções disponíveis aos beneficiários;

·       Reavaliação da atual rede credenciada, considerando as reclamações apresentadas e a efetiva disponibilidade de atendimento, e não apenas a existência formal de determinado prestador na rede;

·       Aumento da oferta de consultas, exames e procedimentos para atender à demanda dos beneficiários da região;

·       Redução da necessidade de deslocamento para outras cidades, especialmente para atendimentos médicos e procedimentos de rotina ou de acompanhamento continuado;

·       Estabelecimento de um canal efetivo de diálogo com os beneficiários de Lavras e região, permitindo que as dificuldades locais sejam conhecidas e acompanhadas;

·       Apresentação de medidas concretas para melhoria da rede, inclusive com informações acerca das providências que poderão ser adotadas para solucionar as demandas apresentadas.

 

Durante o processo de consulta aos Aposentados de Lavras e Região, foi solicitado também, sugestões para solucionar ou minimizar o problema.

- Transparência e respeito com os participantes do plano;

- Atendimento e prestadores de serviço a saúde igualitários entre grandes centros e interior;

- Efetuar convenio com a UNIMED local e regionais para atendimento às diversas necessidades;

- Clínico Geral, Endocrinologista, Mastologista, Urologista, Cardiologista, Geriatra, Psiquiatra, Gastroenterologia.

 

Também foi solicitado a indicação de Profissionais, Clínicas, Laboratórios ou Hospitais que sejam credenciados, nos quais listamos abaixo:

- Marcos Cherem – Cardiologista

- Leandro Ticle - Cardiologista

- Jose Cherem – Urologista

- Eliana Pereira Botrel Cunha – Ginecologista

- Marcia Santana - Psiquiatra

- Elzo Viegas – Neurocirurgião

- Gustavo – Proctologista

- Maurilio – Proctologista

- Marcelo Canaan – Endocrinologista

- Rubens Altair

- João Carlos

- Fernanda Barros

- José Júlio

- Antônio Acácio

- Ecomed

- Patologia São Lucas

- Hospital Vaz Monteiro

- Clinicordis

- Cial

- Laboratório Santa Cecília

- Emocel

- Clínica da Pele

- Vitesse (exames de imagem)

 

 

3. DA REAVALIAÇÃO DO MODELO DE ATENDIMENTO

 

Diante das dificuldades relatadas, solicitamos também que seja avaliada a possibilidade de retomada ou adoção de modelo de atendimento que proporcione aos beneficiários de Lavras e região uma rede assistencial mais ampla e eficiente, inclusive considerando, como alternativa, o eventual retorno à UNIMED, anteriormente utilizada pelos beneficiários.

A referência à UNIMED decorre da percepção manifestada por parte dos beneficiários de que o modelo anteriormente disponibilizado atendia de maneira mais satisfatória às necessidades assistenciais da região.

Trata-se, portanto, de uma sugestão coletiva a ser avaliada pela administração, considerando critérios de qualidade, abrangência, disponibilidade de profissionais e efetivo acesso aos serviços de saúde.

 

4. DO PEDIDO

 

Diante do exposto, os beneficiários abaixo assinados solicitam que a presente manifestação seja formalmente recebida, registrada e encaminhada aos responsáveis pela gestão da CEMIG Saúde, para análise das demandas apresentadas. 

Solicitamos, ainda, que sejam avaliadas medidas concretas para ampliação e melhoria da rede credenciada de Lavras e região, bem como que os beneficiários sejam informados acerca das providências que poderão ser adotadas. 

O objetivo desta manifestação é contribuir para a construção de uma solução que assegure aos beneficiários atendimento de qualidade, acesso adequado aos profissionais e serviços de saúde e redução das dificuldades atualmente enfrentadas na região.

 

 

 

Lavras/MG, 18 de agosto de 2026.

 

 

avatar of the starter
Eugenio R PortellaCriador do abaixo-assinadoAposentado da Empresa Cemig.

Mensagens de apoiadores

Atualizações do abaixo-assinado