#KalydecoJá: Pela dispensação do ivacaftor (Kalydeco) no Brasil já!

#KalydecoJá: Pela dispensação do ivacaftor (Kalydeco) no Brasil já!

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 7.500!
Com 7.500 assinaturas, é mais provável que esta petição chame a atenção das(os) tomadoras(es) de decisão!

Não podemos mais esperar. Queremos a dispensação do ivacaftor (Kalydeco) no Brasil já!

Mais de  500 dias - muito mais do que os 180 previstos por lei - após a publicação no Diário Oficial da União (DOU) sobre a recomendação final favorável para a incorporação do medicamento no SUS - que aconteceu em 08 de dezembro de 2020 -, os brasileiros elegíveis e com prescrição para o uso do ivacaftor (Kalydeco) seguem sem poder fazer uso desta nova droga que poderá transformar suas vidas.

Dezenas de pessoas com fibrose cística no Brasil, principalmente crianças, aguardam o medicamento ser dispensado no SUS para incluí-lo em seu coquetel de tratamento. Na teoria, ter esse medicamento de forma gratuita já é um direito conquistado e que está sendo brutalmente violado pelas autoridades sanitárias. O modulador vai trazer mais qualidade de vida para pacientes que hoje sofrem com a fibrose cística, que é uma doença rara, genética, hereditária, progressiva e que atinge os sistemas respiratório, digestório e reprodutor de recém-nascidos, crianças, adolescentes e adultos.

Por isso, o Unidos pela Vida - Instituto Brasileiro de Atenção à Fibrose Cística, por meio deste abaixo-assinado, solicita à Coordenação-Geral do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CGCEAF) do Ministério da Saúde agilidade para a sequência do processo de compra e dispensação do medicamento em nosso País.

A legislação precisa ser cumprida e este contrato de venda precisa ser assinado. Não podemos mais esperar. Vidas estão em jogo e correm contra o tempo aguardando a chegada de um medicamento que, por lei, já deveria estar sendo dispensado em nosso País.

Em 13 de maio, a CGCEAF informou que o processo de aquisição centralizada do ivacaftor (Kalydeco) já está se encaminhando para os trâmites finais e a expectativa é que ele seja encerrado e o medicamento passe a ser dispensado para todas as pessoas com fibrose cística elegíveis e com indicação de uso a partir do terceiro trimestre de 2022. Seguimos na luta!

Relembrando todas as etapas vencidas para a decisão favorável para a incorporação do medicamento no SUS:

Aprovação na Food and Drug Administration (FDA) dos EUA: 31/01/2012

Submissão do registro à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa): 20/11/2017

Aprovação do registro na Anvisa: 03/09/2018

Submissão para Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec) para inclusão no SUS: 17/12/2019

Aprovação final favorável da Conitec: 08/12/2020

Publicação da recomendação no Diário Oficial da União: 30/12/2020. Somente a partir daqui é que começamos a contar os 180 dias, conforme determina o artigo 25 do Decreto 7.646/2011, que afirma que a partir da publicação da decisão de incorporar tecnologia em saúde, as áreas técnicas do Ministério da Saúde terão prazo máximo de 180 dias para efetivar a oferta ao SUS.

Lute conosco!

Assine esse abaixo-assinado e junte-se a nós neste movimento pela vida. Após deixar a sua contribuição, lembre-se de compartilhar em suas mídias sociais e entre seus amigos e familiares. Juntos somos mais fortes e podemos fazer a diferença! Não é sobreviver, é sobre viver!

Para mais informações sobre essa situação, acesse unidospelavida.org.br/cade-o-kalydeco

Para saber mais sobre a fibrose cística, acesse unidospelavida.org.br/fibrose-cistica

 

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 7.500!
Com 7.500 assinaturas, é mais provável que esta petição chame a atenção das(os) tomadoras(es) de decisão!