0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 200!

Nós, artistas e cidadãos da cidade de Camaragibe e adjacências, amigos e amantes das Artes e da Cultura, viemos requerer de Vossa Excelência a continuidade da reforma, e reabertura definitiva do Cine Teatro Bianor Mendonça Monteiro. Para que o mesmo possa retomar suas atividades para o qual foi destinado, com eventos culturais para toda a população de Camaragibe, assim gerando oportunidades de empreendimentos, incentivo a cultura e formação de platéia, oportunizando segurança, lazer e saúde a toda população carente de incentivos educacionais e culturais.

O Cine Teatro Bianor Mendonça Monteiro, surge no ano 2000 de uma antiga reivindicação da classe artística de Camaragibe, quando o galpão o qual ocupa foi repassado da Fábrica de Tecidos Braspérola para a gestão municipal. Durante anos, este equipamento público cultural manteve-se de portas fechadas, foi aberto através de importantes esforços da última gestão da Fundação de Cultura (01 de janeiro de 2017 a 30 de julho de 2018), liderada pelo ex-presidente Olímpio Costa e o ex-diretor do Cine Teatro Bianor Mendonça Monteiro.

O espaço foi concebido para abrigar as diversas linguagens artísticas, integrando o pluralismo das manifestações culturais e fortalecendo a cadeia produtiva da economia criativa. Através de uma emenda parlamentar do deputado estadual Edilson Silva, que destinou para o cine teatro o valor de R$ 150.000,00, a partir daí se deu início a reforma. Foram realizados importantes avanços, como: mudança do palco, instalação de paredes com dry-wall, instalação de letreiro, pintura interna e externa (frontal), eliminação de infiltrações e de cupins. Além destas realizações, o cine teatro encontra-se com o sistema central de eletricidade, bomba de água de uso externo que abastece a caixa d'água,  sistema hidráulico, sistema de hidrante fixos com mangueiras de combate a incêndio tipo 4 e ar-condicionado central funcionando.

Sendo necessária a continuação das obras que estão pendentes, são elas: sistema de alarme e detecção de incêndio, readequação das válvulas sprinklers e anti-chamas; alvará de funcionamento do Corpo de Bombeiros (mesmo que provisório); janelas - instalação de vidros para a sala de administração e para os banheiros, que também precisam de acabamento; instalação de portas anti-pânico; adequação técnica dos camarins (espelhos, iluminação, araras, chuveiro elétrico e cadeiras); instalação da iluminação cênica doada pela Funarte, a partir do prêmio edital Funarte de Doação de Equipamentos de Iluminação Cênica 2017, que já se encontram no cine teatro (instalação esta que deverá ser feita por um profissional especializado) e readequação de segurança da escada de acesso ao mezanino de acordo com o Art. 154 do Coscipe.

Todos estes serviços que faltam devem ser a contrapartida da gestão municipal diante da emenda destinada com recursos do FEM no valor total de 20% da obra, R$ 30.000.00, esse valor pode ser destinado sem qualquer tipo de problema pela gestão. Outra questão importante é a caixa cênica, que neste caso requer muita atenção, cuidado, investimento e acompanhamento de um profissional especializado. Agora, é com o empenho e a vontade política dos gestores municipais para enfim termos nosso Cine Teatro Bianor Mendonça Monteiro funcionando com a devida qualidade técnica.

Dentro de tamanhas conquistas, hoje o Cine Teatro está respaldado pelo ART. 5 da lei municipal 735/2017, de regularização e criação dos equipamentos públicos vinculados à Fundação de Cultura de Camaragibe e pelo seu Regimento Interno da PORTARIA Nº 3 de 28 de dezembro de 2017. Este importante equipamento já é parte do imaginário das pessoas que reconhecem a importância histórica e cultural desse espaço, que é de todos.

Hoje: Ângelo Fábio está contando com você!

Ângelo Fábio Barros de Souza precisa do seu apoio na petição «CONTINUIDADE DA REFORMA E REABERTURA DEFINITIVA DO CINE TEATRO BIANOR MENDONÇA MONTEIRO». Junte-se agora a Ângelo Fábio e mais 183 apoiadores.