Compromisso Público eleições 2020 - Samonte - Bairro Retiro do Lago

Compromisso Público eleições 2020 - Samonte - Bairro Retiro do Lago

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 500!
Com 500 assinaturas, é mais provável que essa petição seja recomendada a outras pessoas!
Moradores do Bairro Retiro do Lago criou este abaixo-assinado para pressionar Compromisso Público - Candidatos pleito 2020 e moradores Retiro do Lago

TERMO DE COMPROMISSO FIRMADO PELOS candidatos a Prefeito e Vice Prefeito do Município de Santo Antônio do Monte COM OS MORADORES DO BAIRRO RETIRO DO LAGO

 

 

Nós, moradores do bairro Retino do Lago abaixo assinados, vimos por meio deste apresentar reinvindicações de serviços públicos em prol da nossa comunidade e solicitar aos candidatos a Prefeito e Vice Prefeito do Município de Santo Antônio do Monte assinatura neste termo de compromisso para a execução das tarefas ora descritas no futuro mandato a ser exercido pela chapa que vier a ser eleita no pleito do ano de 2020.

 

Insta, inicialmente, destacar que ao longo dos últimos anos a comunidade residente no bairro Retiro do Lago, em Santo Antônio do Monte/MG, tem sido corriqueiramente preterida na execução de obras municipais, bem como tem sido olvidada na prestação de serviços públicos básicos.

 

Ilustramos tal omissão em fatos simplórios, tais como a ausência de placas indicativas das ruas no bairro, a ausência de circulação da linha municipal de transporte público no bairro e, ainda, a coleta de lixo em quantidade de dias inferior em cotejo com outros bairros da cidade.

 

Soma-se a ausência da prestação de tais serviços públicos o fato de que a limpeza de áreas públicas, corriqueiramente, tem sido perpetrada por meio de iniciativa de moradores da comunidade local, já que raramente tal serviço é executado pela equipe de limpeza da prefeitura municipal.

 

Aliás, é também fruto de tais iniciativas a instalação de lixeiras no entorno da lagoa situada no nosso bairro, como também a instalação do parquinho infantil, cuja área é também mantida limpa por meio da iniciativa da comunidade local. Registra-se, por oportuno, que até mesmo a construção das escadas e rampa de acesso a área do parquinho é fruto do trabalho e doação da comunidade local.

 

Tais fatos demonstram a manifesta omissão da prestação de serviços públicos municipais no bairro Retiro do Lago, situação que já perdura há inúmeros anos. Raramente o bairro tem sido visitado pela equipe que cuida das capinas dos canteiros centrais do bairro e do entorno da lagoa das garças e, em algumas destas ocasiões, a capina sequer é recolhida causando a cobertura dos bueiros que, por outro lado, acarretam danos incomensuráveis em período de chuvas.

 

Sob tal viés, cumpre destacar que em janeiro de 2020, por ocasião das fortes chuvas ocorridas na nossa cidade, houve danos incontestes para a comunidade local que causaram transbordamento das águas da lagoa, com deslizamento de terra e de árvores, colocando em risco inúmeras moradias, além de causar graves prejuízos ao meio ambiente.

 

A gestão municipal atual, na ocasião, promoveu reparos mais urgentes, inclusive com auxílio do corpo de bombeiros. Porém, o deslizamento de terra no entorno da lagoa das garças, que acarretou uma cratera que expõe a grave risco os transeuntes no passeio que contorna tal área, permanece sem reparo desde janeiro de 2020. Desde então diversos moradores solicitaram reparo e promoção de obras em tal localidade, as quais, passados 10 meses desde a ocorrência, mostram-se como urgentes diante da aproximação do próximo período chuvoso.

 

Contudo, em que pese a gravidade da situação e incomensurável risco aos quais estão expostas as inúmeras pessoas que transitam no passeio que margeia tal deslizamento, a Prefeitura Municipal nada fez, permanecendo inerte diante da grave lesão a um dos mais belos cartões postais da nossa cidade.

 

Cumpre destacar que o bairro Retiro do Lago é, acreditamos, o bairro da cidade que oferece maior quantidade de opções de lazer em espaços públicos, recebendo visitantes de todos os demais bairros do nosso Município. É comum recebermos, ao longo de todos os dias da semana, inúmeros visitantes que se beneficiam do lazer proporcionado no nosso bairro seja para prática de esportes, seja para gozo do parquinho infantil aqui instalado, seja para o proveito e contato com a natureza exuberante que aqui temos o privilégio de desfrutar.

 

Desconhecemos qualquer outro bairro na cidade que oferte tantas benesses públicas para o lazer dos munícipes da cidade; é sabido que há outros bairros que contam com lagoas e parquinhos infantis; todavia esses estão cercados por muros e são usufruídos apenas pela pequena minoria privilegiada que ali reside.

 

Porém, inobstante todo este relevo, nosso bairro têm sido continuamente esquecido pela gestão municipal, sendo certo que as pessoas que desfrutam de tais proveitos contam com a iniciativa dos cidadãos que aqui residem os quais vêm assumindo ao longo de muitos anos a execução de serviços que são genuinamente públicos.

 

Vale observar que a comunidade local reconhece a importância da participação da sociedade civil na melhoria do bairro, ainda que tais melhorias se estendam para outras pessoas que aqui não residem. Porém, a comunidade local clama para que a gestão municipal assuma tarefas que sejam de sua responsabilidade permitindo que, conjuntamente, possamos manter as maravilhas únicas que somente no bairro Retiro do Lago os munícipes de Santo Antônio do Monte encontram.

 

Destarte, diante do contexto fático ora apresentado solicitamos que os candidatos a Prefeito e Vice Prefeito do Município de Santo Antônio do Monte, ciente das carências e omissões acima relatadas, assumam o compromisso com a comunidade do bairro Retiro do Lago para fins de:

 

1)     Implementar a manutenção semanal da limpeza do bairro Retiro do Lago, notadamente do entorno da Lagoa das Garças, do parquinho infantil e dos canteiros centrais;

2)     Executar obras para reparo dos deslizamentos de terra ocorridos no entorno das lagoas situadas no bairro Retiro do Lago, em caráter de urgência e promover obras para proteção de tais encostas;

3)     Determinar a inclusão do bairro Retiro do Lago no trajeto da linha de ônibus público municipal;

4)     Construção de uma guarita para o ponto de ônibus dentro do bairro;

5)     Determinar a coleta de lixo diária no bairro Retiro Lago;

6)     Instalar lixeiras no entorno da Lagoa das Garças, preferencialmente lixeiras para coleta seletiva;

7)     Instalar cerca no entorno da Lagoa das Garças para fins de segurança dos transeuntes e preservação dos animais que vivem no referido lago;

8)     Instalar academia ao ar livre no entorno da Lagoa das Garças, local público que já é corriqueiramente utilizado para prática de exercícios físicos;

9)     Instalar placas nas ruas e avenidas do bairro Retiro do Lago;

10) Assumir a responsabilidade de manutenção da guarita situada na entrada do bairro e avaliar a possibilidade de sua cessão para instalação de entreposto da PMMG;

11) Promover cuidados para manutenção dos jardins dos canteiros centrais e das árvores situadas no entorno da Lagoa das Garças;

12) Promover obras de urbanização no entorno da Lagoa das Garças e no parquinho infantil do bairro Retiro Lago, como instalação de bancos e outros;

13) Instalar placas no bairro Retiro do Lago, preferencialmente no entorno da lagoa, com dizeres para cuidados com meio ambiente local e aviso de proibição de pesca e natação na Lagoa das Garças.

 

Por fim, reforçamos igualmente o nosso compromisso, enquanto moradores do bairro do Retiro Lago, de assumirmos o nosso papel de cidadãos como membros de uma sociedade civil organizada que se empenha para a preservação dos espaços públicos instalados nesta nossa comunidade.

Santo Antônio do Monte, 06 de novembro de 2020.

ASSINATURA DOS CANDIDATOS A PREFEITO E VICE PREFEITO DO MUNICÍPIO DE SANTO ANTONIO DO MONTE/MG – PLEITO 2020:

 

COLIGAÇÃO AVANTE SAMONTE:

 

___________________________________________________________________

 

___________________________________________________________________

 

COLIGAÇÃO SAMONTE NÃO PODE PARAR:

 

___________________________________________________________________

 

___________________________________________________________________

 

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 500!
Com 500 assinaturas, é mais provável que essa petição seja recomendada a outras pessoas!