Aulas 100% presenciais ou 100% remotas (Menos os laboratórios/ clínicas / aulas e práticas

Aulas 100% presenciais ou 100% remotas (Menos os laboratórios/ clínicas / aulas e práticas
A importância deste abaixo-assinado
À Reitoria,
Sobre a pretensa formalização de comunicar a Instituição Centro Universitário ICESP, sendo a Reitora Ana Angélica Gonçalves Paiva, que esclareça de forma clara e detalhada sobre os desejos com relação a volta as aulas 01-2022.
Estão sendo feitas diversas propagandas por parte da instituição que os novos alunos e os alunos veteranos terão aulas EAD e prova presencial, porém e sabido que contém mais de 60 alunos por turma de odontologia (e outros cursos), gerando assim, insegurança sobre a integridade dos alunos, caso as aulas voltem de forma presencial, até mesmo porque, muitos alunos dependem de transportes públicos para se deslocar até a instituição, o que obviamente aumentará significativamente o risco e a exposição das pessoas em meio as novas variantes DELTA e ÔMICRON nesta pandemia, pois além do deslocamento desnecessário, ainda teríamos que ficar juntos em sala de aula, o que não faz nenhum sentido, pois e perfeitamente possível continuar as aulas e as provas de maneira remota.
Infelizmente os alunos de odontologia e alunos de outros cursos, estão expostos, devido aos estágios, logo a solução mais pertinente seria ajudar os alunos, colaboradores e suas famílias diminuindo o contato, e tomando os devidos cuidados, apenas de forma presencial o estágio, visto que não é possível fazê-lo de forma virtual.
A tentativa de aumento dos valores integrais de quaisquer cursos não e respeitosa, os valores do aumento representam entre 7,5% à 10% dependendo do curso em questão, ou seja, todos os alunos estão sendo lesados tendo em vista diversas famílias perderam sua renda e muitos tiveram seu salário diminuído, em especial os alunos de odontologia, um curso que demanda práticas em atendimento ao público, que se encontra inclusive com a estrutura das clínicas sem capacidade para receber os todos os alunos em período de estágio, havendo que dividir turmas e logo reduzir a carga horária de atendimentos, devido a pouca quantidade útil de boxes devido o distanciamento imposto pelos órgãos competentes e acatados pela própria reitoria no início de 2020 quando a pandemia começou. Sendo assim encontra em desconexo e sem fundamento a elevação das mensalidades.
Toda decisão unilateral feita por parte de gestores da instituição fere o princípio dos contratos assinados, então, esta decisão sem o consentimento e aval dos alunos é totalmente arbitraria. Lembrando que ainda se encontra disponível uma rescisão contratual até na 04 de fevereiro de 2022.
Todos os alunos da instituição vêm por meio deste solicitar esclarecimentos a respeito de:
1- Caso a faculdade insista em provas presenciais, exigimos que as aulas presenciais voltem também, tendo em vista que todas as faculdades voltaram presencial, inclusive o colégio promove, que faz parte da rede ICESP.
2- Solicitamos de modo imediato a instalação de ar-condicionado na clínica odontológica prometidos por esta instituição desde a inauguração do curso de odontologia em 2016.
3- Manutenção dos valores acordados em contrato da mensalidade dos cursos, não sendo apoiado em hipótese alguma o aumento, visto que a instituição tem economizado com a ausência física dos alunos na estrutura do ICESP.
4- Continuação das atividades laboratoriais e clinicas iguais ao semestre anterior para a convivência prática no âmbito curricular. Sendo assim, o direito de ação é um direito público subjetivo do cidadão, expresso na Constituição Federal de 1988 em seu art. 5º, XXXV.
Diante o exposto, nos colocamos a disposição para eventuais reuniões com os representantes de turma.
Carta Conjunta dos Representantes de todos os cursos da instituição!
Segue em anexo o baixa assinado