Cães e Gatos merecem viajar com conforto e segurança, tal como nós! Chega de descaso!

Cães e Gatos merecem viajar com conforto e segurança, tal como nós! Chega de descaso!
A importância deste abaixo-assinado

São muitos os problemas ocorridos durante a prestação do serviço de transporte terrestre e aéreo de cães e gatos em viagens interestaduais.
Os problemas vão desde a falta de equipamentos de segurança, manejo errado dos animais, locais inadequados (que não oferecem nenhuma infraestrutura de suporte e segurança), descuido e falta de treinamento de pessoal, entre muitos outros problemas, igualmente graves, que ajudam a explicar o crescente número de casos de animais que fogem, são feridos ou morrem durante o transporte.
Faz-se necessária e vital a regulamentação desta categoria de serviço, para que transportadores tenham normas padronizadas e validadas, de modo a oferecer o devido conforto e segurança para os animais e tranquilidade para os tutores que precisam desse serviço.
Cada estado dita normas específicas e casuísticas que, somadas aos regulamentos internos (ou a falta deles) de cada transportador, resultam em insegurança para os usuários.
Pretendemos com esse abaixo-assinado garantir aos tutores o transporte adequado de seus animais, visto que não se pode desconsiderar a importância desses seres na vida do ser humano.
Opções de viagem mais seguras e acessíveis contribuirão para evitar o abandono de animais domésticos motivado pelo impedimento dos donos de levá-los consigo nos veículos de transporte de passageiros.
Prestadores de serviço também se beneficiam com regras mais claras e objetivas, que impedirão um desgaste com seu cliente, diante da obrigação do provimento de segurança, conforto e saúde.
Caso Pandora e a PL 137/2022
Um dos muitos episódios, causados pelo completo despreparo e falta de regulamentação, que causaram uma enorme comoção em todo o país, foi o caso da cadela Pandora.
Um tutor sofreu com a perda de seu animal de estimação em uma conexão de voo, no Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos. E, como se não bastasse a dor da perda, foram necessários 45 dias, após o ocorrido, para que esse tutor conseguisse um desfecho que, infelizmente, não se compara ao sofrimento, que poderia ser evitado caso houvesse este dispositivo que estamos propondo aqui.
A enorme angústia e a dor suportada por aqueles que, como no caso Pandora, acabam tento que enfrentar com a perda de seu animal de estimação durante uma viagem, nos mobilizaram a apoiar não somente a PL 137/2022, também conhecida como "Lei Pandora", mas também sugerir que tal regulamentação seja igualmente aplicada ao modal terrestre, onde vários problemas ocorrem e não têm a mesma repercussão.
Diante do exposto, e da relevância do assunto, solicitamos seu apoio para pressionar o Congresso Nacional, em apoio aos Deputados Fred Costa e Bruno Lima e demais legisladores que lutam pela proteção e segurança dos animais, por regras mais claras, maior fiscalização e controle dos serviços prestados e, consequentemente, opções de mobilidade mais seguras.
O que nós queremos?
- Obrigatoriedade de registro na ANTT para todo transportador terrestre de animais, impedindo o transporte clandestino de animais nas rodovias.
- Obrigatoriedade do uso de veículos com no máximo 5 anos de fabricação.
- Obrigatoriedade de Curso de Auxiliar Veterinário para transportadores terrestres de animais.
- Obrigatoriedade em prover: (i) alimentação e hidratação regular, (ii) paradas periódicas para necessidades fisiológicas e caminhadas, (iii) controle de temperatura, (iv) controle de oxigenação, (v) controle de iluminação, (vi) controle de ruídos, (vii) rastreamento e (vii) classificação de risco para viagens acima de 12 horas.
- Fornecimento gratuito de caixas de transportes que atendam às normas estabelecidas pela IATA, normas relacionadas ao bem-estar dos animais, bem como às normas técnicas de medicina veterinária de forma individual.
- Obrigatoriedade de haver, pelo menos, um responsável técnico em transportadoras terrestres que realizam transporte de animais, tal como é exigido em Pet Shops.
Faça parte desta luta em prol da saúde, segurança e conforto dos animais durante as viagens com transportadoras!
#NãoSouBagagem
Compartilhe!