Ampliação do atendimento para todas as pessoas com deficiência no Amazonas

43

Vamos chegar a 50 assinaturas!
Os abaixo-assinados com mais de 1.000 apoiadores têm cinco vezes mais chances de ganhar!

O problema

Quando busquei atendimento para meu filho no Amazonas, deparei-me com inúmeras barreiras devido à falta de um diagnóstico fechado de autismo. Essa experiência revelou um problema alarmante: muitos serviços voltados para pessoas com deficiência não consideram aqueles que apresentam diagnósticos distintos de autismo. Isso exclui uma vasta população que necessita de apoio, terapia e reabilitação para viver uma vida plena e digna.

No Amazonas, milhares de crianças, adolescentes e adultos enfrentam diariamente o desafio de acessar o suporte necessário para suas várias deficiências. A rede pública de atendimento ainda não é abrangente o suficiente, o que resulta em longas filas de espera e, muitas vezes, na negação de serviços essenciais. Isso não pode continuar.

Os Centros de Atenção Integral à Criança (CAICs) e outros espaços voltados para pessoas com deficiência precisam ser inclusivos e capazes de atender às diversas necessidades de todos, independentemente de um diagnóstico específico de TEA (Transtorno do Espectro Autista). É essencial a ampliação das políticas públicas que garantam acesso a atendimento especializado e estruturado para todos, sem exceção.

De acordo com o Censo 2022, cerca de 17% da população brasileira possui algum tipo de deficiência. No Amazonas, esse percentual é significativo e demanda atenção urgente. Porém, a falta de serviços adequados amplia as desigualdades e marginaliza aqueles que mais precisam. O investimento público é uma ferramenta poderosa para promover igualdade e melhorar a qualidade de vida dessas pessoas.

Portanto, solicito ao Governo do Estado do Amazonas e às autoridades competentes que revejam e ampliem a rede de atendimento à pessoa com deficiência. Precisamos de novas clínicas, profissionais capacitados e uma infraestrutura que acomode a todos, independentemente da condição ou diagnóstico.

Junte-se a nós nessa causa. Assine esta petição e exija que o Amazonas seja realmente um lugar de inclusão e acessibilidade para todos que precisam. Sua assinatura pode fazer a diferença na vida de milhares de pessoas e famílias que esperam por essa mudança.

avatar of the starter
Kassia SoaresCriador do abaixo-assinado

Mensagens de apoiadores

Atualizações do abaixo-assinado