Lady MarianoSorocaba, Brasil
8 mar 2026

Na última sexta-feira, estive na escola da Alice para lutar pelos direitos da pessoa com deficiência e do autismo.

Infelizmente, a escola tem se negado a manter a Alice até o fim do horário escolar, ligando constantemente para que eu a busque sob a justificativa de suas crises.

Essa situação, além de impossibilitar o meu trabalho, fere o direito dela. Hoje, a escola conta com apenas uma mediadora para cuidar de três crianças autistas, o que é insuficiente. Já enviei um requerimento formal solicitando uma cuidadora exclusiva, devido aos diagnósticos da Alice e ao risco de convulsões.

A escola marcou uma reunião para segunda-feira com diretores e professores. Também solicitei o PEI (Plano de Ensino Individualizado), que eles ainda não possuem. Sei que será um processo demorado, por isso também estou buscando uma vaga na escola Maria Claro onde ela poderá ter o suporte especializado que realmente precisa.

Abro meu coração porque tudo isso é muito doloroso. A verdadeira inclusão ainda não existe o sistema está falho e os profissionais, muitas vezes, não têm o conhecimento necessário para lidar com crises de autismo nível 3 de suporte. No meio dessa falta de preparo, nossos filhos são os que mais sofrem.

Na segunda-feira, volto aqui para dar um retorno sobre a reunião. Obrigada por todo o apoio! No momento, não temos condições financeiras para novos advogados, pois a Alice já possui outras causas na justiça, mas seguimos com fé e coragem. 

Copiar enlace
WhatsApp
Facebook
Nextdoor
E-mail
X