Abaixo-assinado encerrado

Uma nova chance aos animais abandonados

Este abaixo-assinado conseguiu 1.362 apoiadores!

ARRECADAÇÃO DE ALIMENTOS PARA O ABRIGO DE ANIMAIS

No Brasil, a Constituição Federal, em seu artigo 225, § 1º, inciso VII, afirma que incumbe ao poder público proteger a flora e a fauna, com ações efetivas de combate a extinção, crueldade ou de situações que coloquem em risco a função ecológica.

No mesmo sentido, o Decreto Lei nº 24.645 de 1934, estabelece que os animais existentes no país devem ser tutelados pelo Estado e ainda define quais situações são consideradas como maus tratos. Igualmente existem as Leis nº 9.605 de 1998 e nº 5.197 de 1967 que instituem medidas protetivas aos animais.

Entretanto, infelizmente tais dispositivos legais parecem não cumprir sua função, vez que no país existem mais de 30 milhões de animais abandonados, sendo esse número composto de 10 milhões de gatos e de 20 milhões de cães, de acordo com a OMS (Organização mundial da saúde).

Estima-se que em uma cidade urbanizada, a cada cinco habitantes há um animal, destes 10% abandonados.

Portanto, considera-se que os animais não são tratados com a dignidade e cuidado que merecem, sendo vistos como meros objetos. Em Cuba, mais precisamente em sua capital, Havana, os animais abandonados recebem identificação, acompanhamento veterinário e principalmente comida, realidade bem diferente da que encontram em grandes cidades do Brasil, como São Paulo, por exemplo, onde um animal apreendido terá, após 72 horas de retirado das ruas, autorizado seu sacrifício.

Assim, observa-se que mesmo em abrigos públicos a ajuda da população torna-se fundamental como forma de garantir um mínimo de dignidade e conforto a esses animais que foram cruelmente abandonados por seus antigos donos.

Garantir uma alimentação sadia e de qualidade a esses animais torna-se uma forma de, ao menos, minimizar essa dura realidade.

Evidentemente a solução efetiva do problema perpassa por uma castração efetiva, adoção de animais abandonados, etc., mas enquanto não se pode atingir tal ponto, surge até o dever de permitir um mínimo de respeito aos animais que já sofreram com chuvas, frio, agressões, etc.

Portanto, sua ajuda torna-se fundamental para a garantia de um direito aos animais que se encontram abandonados e sem qualquer perspectiva de vida nas ruas ou mesmo em abrigos da Cidade de São Paulo.

Doe e torne-se parte integrante e ativa na luta em defesa desses animais!

Colabora com algum tipo de alimento para animais e leve-o ao Colégio Saint Germain, situado na Rua Moacir Álvaro, nº139. CEP:  03518-000 - Vila Matilde.

Essa é uma iniciativa dos alunos do 2º ano do Ensino Médio do Colégio Saint Germain.

Hoje: Alex está contando com você!

Alex Sandro precisa do seu apoio na petição «Vereador Jairo Balderrama Pinto: Uma nova chance aos animais abandonados». Junte-se agora a Alex e mais 1.361 apoiadores.