Instituir dia 21 de setembro, Dia de Luta da Pessoa com Deficiência, no calendário escolar

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 1.500!


Solicitamos sua ajuda e atenção para inserir o dia 21 de setembro no calendário escolar em comemoração ao 'Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência'.

Assine e contribua com essa causa:

Os cidadãos abaixo-assinados, residentes na cidade de São Paulo, vem respeitosamente a presença de Vossa Excelência, solicitar atenção ao pleito aqui manifestado, observado as considerações abaixo, para que seja incluido no Calendário Escolar Oficial o "Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência", celebrado no dia 21 de setembro, e instituído pela Lei Federal nº 11.133/14 jul.2005, data esta comemorada desde 1982, pelos movimentos sociais afeitos ao segmento.

a. A data foi escolhida por ser próxima ao início da Primavera e coincidor com o Dia da Árvore, datas que representam o RENASCER; e que por analogia, simbolizam o sentimento de renovação das reinvindicações em prol da cidadania, inclusão e participação plena da pessoa com deficiência na sociedade.

b. Divulgar, promover e lutar pelas causas das pessoas com deficiência é um exercício diário. Todavia, o dia 21 de setembro é muito importante como marco à reflexão e busca por novas soluções para um público que perfaz mais de 45 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência, segundo dados do censo 2010, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

c. Instituir o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência no Calendário Escolar, possibilita aos educadores falar, refletir e dialogar sobre inclusão com alunos e pais, ato que construí para formar uma Cultura de Igualdade e Cidadania que ultrapassem as fronteiras da escola.

Tal solicitação tem como justificativa construir uma proposta pedagógica inclusiva no cotidiano escolar, que colabore na formação de cidadãos ativos, participativos e integrados ao meio social em que vivem; por meio de projetos e ações que façam com que alunos reflitam e vivenciem experiências que possam levar por toda a vida, tais como: respeitar o próximo, proticar a solidariedade, conviver em harmonia e constituir uma visão de mundo onde, como proferiu o sociólogo, professor e humanista Boaventura de Souza Santos "Termos o direito de ser iguais quando a nossa diferença nos inferioriza; e temos o direito de ser diferentes quando a nossa igualdade nos descaracteriza. Dai a necessidade de uma igualdade que reconheça as diferenças e de uma diferença que não produza, alimente ou reproduza as desigualdades."

Aproveitamos este documento para nomearmos a Sra. Solang Taverna, contato (11) 98519-9444 ou 2894-7869, e-mail solangtaverna@gmail.com, como nossa representante, para maiores esclarecimentos e encaminhamentos.

São Paulo, 21 de setembro de 2016



Hoje: Solang está contando com você!

Solang Taverna precisa do seu apoio na petição «Vereador Eduardo Suplici: Instituir dia 21 de setembro, Dia de Luta da Pessoa com Deficiência, no calendário escolar». Junte-se agora a Solang e mais 1.269 apoiadores.